Relato de Experiência sobre o uso da Computação Desplugada associada a uma Teoria de Aprendizagem Colaborativa

  • Rachel Reis Universidade Federal de Viçosa
  • Kamila Lyra Universidade de São Paulo
  • Clausius Reis Universidade Federal de Viçosa
  • Seiji Isotani Universidade de São Paulo

Resumo


O uso da técnica de Computação Desplugada para apoiar o ensino de Computação têm sido avaliado em diferentes cenários de aprendizagem. Apesar das importantes contribuições, observou-se a carência de estudos que analisem o uso dessa técnica em cenários colaborativos. Logo, este artigo tem como objetivo investigar o uso da técnica de Computação Desplugada em grupos de aprendizagem fundamentados por uma teoria de aprendizagem colaborativa. Os resultados obtidos, por meio de um estudo experimental realizado com 162 alunos do ensino fundamental II, mostraram uma melhora significativa no aprendizado dos alunos. Além disso, foram apresentados os principais erros cometidos pelos alunos neste cenário de aprendizagem.

Referências


Bell, T., Alexander, J., Freeman, I., Grimley, M. (2009). Computer Science Unplugged: School students doing real computing without computers. The New Zealand Journal of Applied Computing and Information Technology, 13(1):20–29.

Bell, T., Witten, I., Fellows, M. (2011). "Computer Science Unplugged – Ensinando Ciência da Computação sem o uso do Computador". Tradução de Luciano Porto Barreto. Disponível em: http://csunplugged.org/. Acesso em 15/06/2018.

Barbosa, A. V. de S., Neto, A. F. P., de Oliveira, R. N. R., da Costa, T. L. S., Souto, A. L., de Araújo, O., Costa, F. V. S. (2015). "O ensino de conceitos computacionais para alunos do ensino médio: relato de experiência de uma gincana e das estratégias utilizadas pelos alunos na resolução das atividades desplugadas, XXI Workshop sobre Educação em Computação (CSBC).

Costa, T. L. S. da, Souza, F. V. C., Costa, W. E. (2017). "O uso de Computação Desplugada para apoiar a Aprendizagem de Algoritmos de Ordenação e Tabela Hash". Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal da Paraíba.

Endlsey, W. R. (1980). Peer tutorial instruction. Englewood Cliffs, NJ: Educational Technology.

Gonçalves, D. A. S., Silva, G. M. da, Luz, R. S. da, Silva, C. E. P. (2013). "Relato de experiência de alunos do curso de Licenciatura em Computação do IFMG campus Ouro Branco na utilização de objetos de aprendizagem desplugados e do Scratch como instrumentos no ensino de programação", II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013), p. 335–344.

Isotani, S., Inaba, A., Ikeda, M., Mizoguchi, R. (2009). An ontology engineering approach to the realization of theory-driven group formation. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, 4(4): 445–478.

Isotani, S., Mizoguchi, R., Isotani, S., Capeli, O. M., Isotani, N., Albuquerque, A. R. P. L., Bittencourt, I. I., Jaques, P. (2013). A Semantic Web-based authoring tool to facilitate the planning of collaborative learning scenarios compliant with learning theories. Computers and Education, 63: 267-284.

Martinhago, A. Z., Smarzaro, R., Lima, I. Guimarães, L. (2014). "Computação Desplugada no Ensino de Bancos de Dados na Educação Superior", XXII Workshop sobre Educação em Computação (WEICSBC), p. 1307-1315.

Pozo, J. I. (2002). Aprendizes e mestres. Porto Alegre: Artmed.

Scaico, P., Henrique, M., Cunha, F., Alencar, Y. (2012). Um Relato de Experiências de Estagiários da Licenciatura em Computação com o Ensino de Computação para Crianças. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, 10(3).

Vieira, A., Passos, O., Barreto, R. (2013). "Um Relato de Experiência do Uso da Técnica Computação Desplugada", XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), p. 671-680.

Wilson, R. E., Ribas, S. G. (2014). "Estudo da aplicabilidade do projeto unplugged com crianças especiais", Encontro Anual de Tecnologia da Informação e Semana Acadêmica de Tecnologia da Informação, nº 1, p. 247-254.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
REIS, Rachel; LYRA, Kamila; REIS, Clausius; ISOTANI, Seiji. Relato de Experiência sobre o uso da Computação Desplugada associada a uma Teoria de Aprendizagem Colaborativa. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 166-175. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.166.