Projeto de ensino de programação para alunos de ensino médio: Uma análise do cenário e das percepções das oportunidades

  • Andrea Bordin Universidade Federal do Pampa
  • Wolgan Quepfert Universidade Federal do Pampa

Resumo


Projetos de ensino de programação permitem o desenvolvimento do pensamento lógico-computacional e a instrumentalização para a resolução de problemas diversos. Este artigo relata a metodologia de um projeto de ensino de programação para alunos de ensino médio de escolas públicas e analisa o cenário e as percepções dos alunos acerca das oportunidades de acesso à projetos nessa área. Foram oferecidas oficinas com a ferramenta App Inventor para alunos de sete escolas estaduais e as percepções foram coletadas ao final de cada oficina e ao final do projeto. Os resultados mostram que as oportunidades de acesso a projetos dessa natureza são escassas e que os alunos se sentem mais confiantes em sua capacidade de criar tecnologia ao invés de apenas consumi-la.

Referências


BORDIN, Andrea et al. (2017) "Ensino de programação para o ensino médio com App Inventor: Um relato de experiência extensionista através da colaboração interinstitucional." In: Anais do Workshop de Informática na Escola. p. 1179.

Bévort, E., & Belloni, M. L. (2009) "Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas." Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez.

Leôncio, N. N.; de Sousa, R. P.; Melo, R. F. (2017) "Programação em blocos com o Mit App Inventor: Um relato de experiência com alunos do ensino médio." In: Anais do Workshop de Informática na Escola.. p. 1159.

Câmara, R. H. (2013) "Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações." Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 6, n. 2, p. 179-191.

Finizola, A. B.; Raposo, E. H. S.; Pereira, M. B. P. N.; Gomes, W. S.; de Araújo, A. L. S. O.; Souza, F. V. C. (2014) "O ensino de programação para dispositivos móveis utilizando o MIT-App Inventor com alunos do ensino médio". In: Anais do Workshop de Informática na Escola. p. 337.

Júnior, J. C. R. P. et al. (2005) "Ensino de algoritmos e programação: uma experiência no nível médio." In: XIII Workshop de Educação em Computação (WEI'2005). São Leopoldo, RS, Brasil.

Ribeiro, J.; Manso, M. ; Borges, M. (2016) "Dinâmicas com App Inventor no Apoio ao Aprendizado e no Ensino de Programação". In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2016. p. 271.

Scaico, P. D.; Lopes, D.; Azevedo, M. A.; da Silva, J. C.; Neto, S. V. M.; Falcão, E. S. F. (2012) "Implementação de um Jogo Sério para o Ensino de Programação para Alunos do Ensino Médio Baseado em m-learning." In: Anais do XX Workshop sobre Educação em Computação. Curitiba: PR.

Kologeski, A. L.; Silva, C. G.; Barbosa, D. N. F.; Mattos, R. R.; Miorelli, S. T. (2016) "Desenvolvendo o Raciocínio Lógico e o Pensamento" Computacional: Experiências no Contexto do Projeto Logicando. RENOTE, v. 14, n. 2.

Teixeira, A.; Martins, J. R.; Batistela, F.; Pazinato, A.; Oro, N. (2015) "Programação de computadores para alunos do ensino fundamental: A Escola de Hackers." In: Anais do Workshop de Informática na Escola. p. 112.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
BORDIN, Andrea; QUEPFERT, Wolgan. Projeto de ensino de programação para alunos de ensino médio: Uma análise do cenário e das percepções das oportunidades. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 205-214. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.205.