Ensino de Computação: um relato de experiência no Ensino fundamental I

  • Mateus Carrascoso Universidade Federal do Paraná
  • Sabrina Rosa Universidade Federal do Paraná
  • Gabriel M. Cichoki Universidade Federal do Paraná
  • Keny T. Teixeira Universidade Federal do Paraná
  • Rodrigo C. Thom de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Selma Santos Rosa Universidade Federal do Paraná
  • Valdir Rosa Universidade Federal do Paraná

Resumo


Este artigo trata-se de um relato de experiência, com viés qualitativo e coleta de dados por meio de observação participante, sobre uma intervenção com crianças do 5o ano do Ensino Fundamental I. A intervenção trabalhou com conhecimentos básicos sobre computadores, necessários para uma utilização correta e consciente desse recurso. Os resultados apontaram para a importância de os alunos pensarem, descobrirem, articularem teorias e práticas, interpretarem, analisarem e explicarem em palavras como aprender sobre e com computadores, numa perpectiva construtivista. Também podem contribuir com pesquisas afins, tendo em vista tratar-se de uma área predominante para as gerações atuais e da qual a escola não pode se isentar.

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Publicado
28/10/2018
CARRASCOSO, Mateus; ROSA, Sabrina; CICHOKI, Gabriel M.; TEIXEIRA, Keny T.; SOUZA, Rodrigo C. Thom de; ROSA, Selma Santos; ROSA, Valdir. Ensino de Computação: um relato de experiência no Ensino fundamental I. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 255-264. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.255.