Online Peer Assessment: pontos e contrapontos na percepção de docentes e de estudantes

  • Selma Santos Rosa Universidade Federal do Paraná
  • Camila Macedo Universidade Federal do Paraná
  • José dos Santos Geremias Jr. UFPR - Universidade Federal do Parana
  • Eliana Santana Lisbôa Universidade Federal do Paraná
  • Rodrigo Clemente Thom de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Valdir Rosa UFPR

Resumo


Com a proposição de, a partir de práticas docentes e de percepções de estudantes, como a Online Peer Assessment (OPA) tem sido desenvolvida no ensino superior, inquerimos docentes e estudantes; identificamos diretivas de avaliação e Tecnologias Digitaisutilizados em OPA; relacionamos percepções de estudantes com práticas de OPA desenvolvidas pelos docentes e as confrontamos com a literatura. Como resultado, apresentamos indicações que podem intensificar o desenvolvimento de OPA e a concretização de propostas pedagógicas inovadoras mediadas por Tecnologias Digitais, com vista à promoção da autonomia do estudante, da produção de feedback construtivos e do desenvolvimento do pensamento crítico.

Referências


Al-Smadi, M.; Guetl, C.; Kappe, F. Pass. (2009). Peer-ASSessment Approach for Modern Learning Settings. M. Spaniol et al. (Eds.): ICWL 2009, LNCS 5686, 44–47.

Assessment Reform Group – ARG (1999). Assement for learning: Beyond the Black Box. University of Cambridge School of Education: 1999. Disponível em: . Acesso em 16/04/2018.

Berns, A.; Palomo-Duarte, M.; Dodero, J.M.; Cejas, A. (2012). Guess it! Using gamicated apps to support students foreign language learning by organic community-driven peer-assessment. Open Learning and Teaching in Educational Communities, Austria, v. 8719, p. 482-485.

Bouchoucha, S.; Wozniak, H. (2010). Is PA of asynchronous group discussions fostering skills relevant to our future graduates? Proceedings ascilite Sydney.

Boud, D. and Falchikov, N. (2005) ‘Redesigning assessment for learning beyond higher education', in Research and Development in Higher Education 28, A. Brew and C. Asmar (eds), 34—41.

Bryan, C. (2006). Developing group learning through assessment. In C. Bryan e K. Clegg (Eds.), Innovative assessment in higher education. Oxon: Routledge.

Caseiro, C.C.F.; Gebran, R.A. Avaliação Formativa: Concepção, Práticas e Dificuldades. Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente, SP, ano XIV, v. 15, n. 16, p. 141-161, jan./dez. 2008.

Chang, S-H.; Chen, M-L.; Kuo,Y-K.; Shen, Y-C. (2011). A Simulation-Based LED Design Project in Photonics Instruction Based on Industry–University Collaboration. IEEE Transactions on Education, Vol. 54, no. 4.

Chen, N-S.; Wei, C-W.; Wua, W-T.; Uden, L. (2009). Effects of high-level prompts and PA on online learners' reflection levels. Computers e Education 52 (2009) 283–291.

Dominguez, C., Nascimento, M., Maia, A., Pedrosa, D., Cruz, G. (2013). Insights on web-based peer review: A case study with energy engineering students. 1st International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education, CISPEE.

Ennis, R. H. (1996). Critical thinking. Upper Saddle River, N. J.: Prentice Hall.

Eugenia M. W. N. G. (2014). Using a mixed research method to evaluate the effectiveness of formative assessment in supporting student teachers' wiki authoring. Computers e Education 73, 141–148.

Falchikov, N.; Goldfinch, J. (2000). Student peer assessment in higher education: a meta-analysis comparing peer and teacher marks. Review of Educational Research, 70(3), 287-322.

Fagerholm, F.; Vihavainen, A. (2013). Peer Assessment in Experiential Learning: Assessing Tacit and Explicit Skills in Agile Software Engineering Capstone Projects.

Grez, L.; Valcke, M. (2013). Student Response System and How to Make Engineering Students Learn Oral Presentation Skill. International Journal of Engineering Education Vol. 29, No. 4, 940–947.

Issa, T. (2012). Promoting learning skills through teamwork assessment and self/peer evaluation in higher education. IADIS International Conference on Cognition and Exploratory Learning in Digital Age. CELDA.

Jimenez-Romero, C. , Johnson, J., Castro, R. D. (2013). Máquina e sistemas peeravaliação inteligentes sociais para avaliar populações estudantis grandes na educação massivo online aberta. Anais da Conferência Europeia sobre e-Learning, ECEL – The future of global learning engineering education.

Nicol, D. (2011). Developing students' ability to construct feedback. Retrieved from http://www.enhancementthemes.ac.uk/docs/publications/developing-students-ability-to-construct-feedback.pdf?sfvrsn=30.

Peer Grade. PeerGrade. (2018). Disponível em www.peergrade.io. Acessado em 28 de maio de 2018.

Santos Rosa, S. Coutinho, C.P., Flores, M.A (2017). Online Peer Assessment no ensino superior: uma revisão sistemática da literatura em práticas educacionais. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 55-83.

Sluijsmans, D. M. A; Straetmans, J. J. M.; Van Merriënboer , J. G. (2008). Integrating authentic assessment with competencebased learning in vocational education: the protocol portfolio scoring. Journal of Vocational Education and Training. Vol. 60, 2ª edição. p. 159-172.

Wen, M. L; Tsai, C.C. (2006). University Students' Perceptions of and Attitudes Toward (Online) PA. Higher Education. Volume 51, Issue 1, 27-44.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
ROSA, Selma Santos; MACEDO, Camila; GEREMIAS JR., José dos Santos; LISBÔA, Eliana Santana; SOUZA, Rodrigo Clemente Thom de; ROSA, Valdir. Online Peer Assessment: pontos e contrapontos na percepção de docentes e de estudantes. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 265-274. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.265.