Online Peer Assessment: pontos e contrapontos na percepção de docentes e de estudantes

  • Selma Santos Rosa Universidade Federal do Paraná
  • Camila Macedo Universidade Federal do Paraná
  • José dos Santos Geremias Jr. UFPR - Universidade Federal do Parana
  • Eliana Santana Lisbôa Universidade Federal do Paraná
  • Rodrigo Clemente Thom de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Valdir Rosa UFPR

Resumo


Com a proposição de, a partir de práticas docentes e de percepções de estudantes, como a Online Peer Assessment (OPA) tem sido desenvolvida no ensino superior, inquerimos docentes e estudantes; identificamos diretivas de avaliação e Tecnologias Digitaisutilizados em OPA; relacionamos percepções de estudantes com práticas de OPA desenvolvidas pelos docentes e as confrontamos com a literatura. Como resultado, apresentamos indicações que podem intensificar o desenvolvimento de OPA e a concretização de propostas pedagógicas inovadoras mediadas por Tecnologias Digitais, com vista à promoção da autonomia do estudante, da produção de feedback construtivos e do desenvolvimento do pensamento crítico.

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Publicado
28/10/2018
ROSA, Selma Santos; MACEDO, Camila; GEREMIAS JR., José dos Santos; LISBÔA, Eliana Santana; SOUZA, Rodrigo Clemente Thom de; ROSA, Valdir. Online Peer Assessment: pontos e contrapontos na percepção de docentes e de estudantes. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 265-274. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.265.