Robótica educacional uma ferramenta para ensino de lógica de programação no ensino fundamental

  • Manasses Fernandes Faculdade Ruy Barbosa Wyden
  • Camila Amorim Moura dos Santos Faculdade Ruy Barbosa
  • Edmar Egidio de Souza Faculdade Ruy Barbosa
  • Marcos Guimarães Fonseca Faculdade Ruy Barbosa

Resumo


A Robótica educacional vem, ao longo dos anos, se concretizando como uma ferramenta de prática tecnológica que apresenta dinamismo e motivação ao processo de ensino e aprendizagem. A vivência de diversas situações e atividades práticas motivam os alunos para a resolução de problemas, trabalhos em grupos, capacidade crítica, desenvolvimento do raciocínio lógico, de maneira que ele se torna protagonista na construção do seu conhecimento. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de um estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação, na promoção de atividades educacionais e desenvolvimento de estratégias para o ensino de lógica de programação com uso da robótica educacional em escolas da Rede privada de ensino em Salvador- BA com alunos de Ensino Fundamental II.

Referências


Castilho, M. I. (2002). Robótica na educação: Com que objetivos? Monograa de Especialização em Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Porto Alegre.

da Conceição Araújo, D., Rodrigues, A. N., de Araújo Silva, C. V., and Soares, L. S. (2015). O ensino da computação na educação básica apoiado por problemas: Práticas de licenciados em computação. Anais do XXIII WEI (Workshop sobre Educação em Computação).

da Silva, C. (2015). Introdução ao ensino de lógica de programação para crianças do ensino fundamental com a ferramenta scratch. Dissertação (Núcleo De Educação à Distância Licenciatura em Informática)Universidade Federal De Roraima.

de Macedo, L. and Petty, A. L. S. (2005). Os Jogos e o Lúdico na Aprendizagem Escolar, volume 1. Artmed.

do Rocio Zilli, S. (2004). A robótica educacional no ensino fundamental: pespectivas e práticas. santa catarina. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós?Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina.

Ferreira, C., Gonzaga, F. B., and dos Santos, R. P. (2010). Um estudo sobre a aprendizagem de lógica de programação por demonstração. Anais do XVI WEI (Workshop sobre Educação em Computação).

Forbellone, A. L. V. (2005). Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados, volume 1. Prentice Hall.

Jr, V. L., Pinto, L., and da Silva, V. J. (2008). A robótica como ambiente de programação utilizando o kit lego mindstorms. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - XIX SBIE.

Pirola, N. A. (2010). Ensino de ciências e matemática, IV: temas de investigação, volume 1. UNESP.

Rapkiewicz, C. E. (2006). Estratégias pedagógicas no ensino de algoritmos e programação. Revista Novas Tecnologias na Educação RENOTE.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
FERNANDES, Manasses; SANTOS, Camila Amorim Moura dos; SOUZA, Edmar Egidio de; FONSECA, Marcos Guimarães. Robótica educacional uma ferramenta para ensino de lógica de programação no ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 315-322. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.315.