Colaboração em Sala de Aula: Uma proposta baseada na Criação e Resolução de Questionários Online

  • Neide Aparecida Alves de Medeiros Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Elvis Melo UFRN
  • Edith Cristina da Nóbrega UFRN
  • Nathalie Rose Ramos da Fonseca Araújo UFRN
  • Rodolfo Costa Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Isabel Nunes UFRN
  • Maria Cristina Paiva UFRN

Resumo


A prática de resolução de exercícios que antecedem as provas é comum no ambiente escolar. Para alunos contemporâneos, se o processo de responder questionários não for a partir de práticas significativas, esta poderá se tornar cansativa, além de não propiciar a construção de conhecimento. O presente trabalho propôs a ressignificação da elaboração dos questionários baseados na colaboração com suporte computacional. Desta forma, os alunos elaboraram questões utilizando o Google Formulários. Os relatos das experiências revelam um trabalho colaborativo e dinâmico, no qual o aluno foi protagonista da sua aprendizagem.

Referências


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Publicado
28/10/2018
MEDEIROS, Neide Aparecida Alves de; MELO, Elvis; NÓBREGA, Edith Cristina da; ARAÚJO, Nathalie Rose Ramos da Fonseca; COSTA, Rodolfo; NUNES, Isabel; PAIVA, Maria Cristina. Colaboração em Sala de Aula: Uma proposta baseada na Criação e Resolução de Questionários Online. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 353-362. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.353.