Colaboração em Sala de Aula: Uma proposta baseada na Criação e Resolução de Questionários Online

  • Neide Aparecida Alves de Medeiros Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Elvis Melo UFRN
  • Edith Cristina da Nóbrega UFRN
  • Nathalie Rose Ramos da Fonseca Araújo UFRN
  • Rodolfo Costa Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Isabel Nunes UFRN
  • Maria Cristina Paiva UFRN

Resumo


A prática de resolução de exercícios que antecedem as provas é comum no ambiente escolar. Para alunos contemporâneos, se o processo de responder questionários não for a partir de práticas significativas, esta poderá se tornar cansativa, além de não propiciar a construção de conhecimento. O presente trabalho propôs a ressignificação da elaboração dos questionários baseados na colaboração com suporte computacional. Desta forma, os alunos elaboraram questões utilizando o Google Formulários. Os relatos das experiências revelam um trabalho colaborativo e dinâmico, no qual o aluno foi protagonista da sua aprendizagem.

Referências


Dillenbourg, P. (1999) "What do you mean by collaborative learning?". In: Dillenbourg, P. (Ed.). Collaborative learning: Cognitive and Computational Approaches. Oxford: Elsevier, p.1-19.

Dunne, F.; Honts, F. (1998) "That Group Really Makes Me Think!". In: Critical Friends Groups and the Development of Reflective Practitioners, ED423228

Ellis, C.A.; Gibbs, S.J. e Rein, G.L. (1991) "Groupware: some issues and experiences". Comunications of the ACM. 34.

Gudwin, Ricardo Ribeiro. "Aprendizagem Ativa". Disponível em:. Acesso em: 08 jun 2018.

Honório, H. L. G.; Scortegagna, L. "Sala de aula invertida na prática: implementação e avaliação no ensino de matemática". Anais do Workshop de Informática na Escola, v. 23, n. 1, p. 31, 27 out. 2017.

Lima, M. S. S. et al. "Aplicativo de Desenho do Google Drive: uma análise com foco na aprendizagem colaborativa com suporte computacional". Anais do Workshop de Informática na Escola, v. 22, n. 1, p. 387, 7 nov. 2016.

Novak, J. D; Cañas, A. J. (2010) "A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborálos e usá-los". Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p 9-29, jan.-jun. Piaget, J, "Epistemologia Genética". São Paulo: Martins Fontes, 1990.

Scharle, ágota; Szabó, Anita. (2000) "Learner autonomy: a guide to developing learner responsibility". Cambridge: CUP.

Vygotsky, L. S. (1998) "A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores". 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
MEDEIROS, Neide Aparecida Alves de; MELO, Elvis; NÓBREGA, Edith Cristina da; ARAÚJO, Nathalie Rose Ramos da Fonseca; COSTA, Rodolfo; NUNES, Isabel; PAIVA, Maria Cristina. Colaboração em Sala de Aula: Uma proposta baseada na Criação e Resolução de Questionários Online. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 353-362. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.353.