Uso do Khan Academy como Avaliação Continuada em Cálculo I

  • Antonio Igor Oliveira UFRN
  • Elvis Melo UFRN
  • Josenaldo Silva Júnior UFRN

Resumo


A disciplina de Cálculo I em um curso de Bacharelado costuma apresentar taxas de reprovação elevadas. Com base nesse cenário, a viabilidade e a necessidade da implantação de metodologias auxiliares de abordagem da disciplina tornam-se evidentes. Assim, o uso da plataforma Khan Academy, foco principal deste artigo, e da Monitoria de Cálculo I tem como principal objetivo contribuir para a melhora do processo de aprendizagem dos alunos e, consequentemente, diminuir as taxas de reprovação na disciplina. A metodologia empregada consiste no uso de atividades online da plataforma como uma avaliação continuada ao longo do semestre. Obteve-se resultados satisfatórios, como o aumento do nível de aprovação após aplicação do método.

Referências


Bardy, L.R. et al (2007) "Os objetos de aprendizagem para pessoas com deficiência". In: Brasil. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC/SEED.

Becker, F. (2012) Educação e construção do conhecimento. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 200 p.

Castro-Filho et al. (2011) Objetos de Aprendizagem digitais como suporte para a construção e compreensão de gráficos. In: Anais da XIII CIEAEM. Recife: Edumatec/UFPE.

Medeiros Filho, D.A.; Moura, E.G.G. (2016) A Metodologia de Ensino da Khan Academy para a área Tecnológica, Disponível em: . Acesso em: 29 jun. 2018

Menegais, D.A.F.N.; Fagundes, L.C.; Sauer, L.Z. (2015) A Análise Do Impacto Da Integração Da Plataforma Khan Academy Na Prática Docente De Professores De Matemática. In: CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação, V. 13 Nº 1, julho.

Morin, J. M. (2015) Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v.2.

Papert, S. (2008) "A máquina das crianças: repensando a escola na Era da Informática". ed. rev. Porto Alegre: Artmed.

Pavanelo, E.; Lima, R. (2017) Sala de Aula Invertida: a análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. In: Bolema, Rio Claro (SP), v. 31, n. 58, p. 739-759, ago.

QEDU (2018) Comparando o aprendizado: Rio Grande do Norte. Disponível em: http://www.qedu.org.br/estado/120-rio-grande-do-norte/compare.

Tavares, W. et al. (2014) Khan academy: uma abordagem da escola construtivista ou o uso de novas ferramentas na abordagem da escola tradicional da educação? RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v.10, n. 1, p. 1-11, jul.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Antonio Igor; MELO, Elvis; JÚNIOR, Josenaldo Silva. Uso do Khan Academy como Avaliação Continuada em Cálculo I. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 373-380. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.373.