Ensino de algoritmos através de Poesia Compilada e Computação Desplugada: Relato de experiência com alunos de Ensino Fundamental

  • Soraya Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Humberto Rabelo Universidade Federal do Rio Grande Do Norte
  • Tânia Cristina Meira Garcia Universidade Federal do Rio Grande Do Norte
  • Isabel Nunes Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Felipe Medeiros Universidade Federal do Rio Grande Do Norte
  • Angélica Medeiros Universidade Federal do Rio Grande Do Norte
  • Danieli Silva de Souza Rabelo Universidade Federal do Rio Grande Do Norte

Resumo


Pensamento Computacional (PC) é uma habilidade que deve ser aprendida ainda na infância, pois será aplicado ao longo da vida do ser humano. O ensino de algoritmos é uma abordagem utilizada para ensinar o PC, entretanto nem todas as escolas dispõem de laboratórios de informática. Este trabalho visa relatar uma experiência de aplicação de Computação Desplugada no ensino de algoritmos em uma turma do 6° ano de uma escola da rede pública, com a utilização do gênero textual poema e a linguagem de programação Python. Para que fosse possível, os alunos participaram de oficinas que propiciaram analogias entre poemas e algoritmos, resultando no aprendizado dos conceitos comuns às duas áreas de forma lúdica.

Referências


Andrade, A. P. V., Medeiros, I. G., Medeiros, S. R. S. (2017). Ensino de algoritmos com Poesia Compilada: experiências em turmas iniciais no Bacharelado em Sistemas de Informação. In II Congresso sobre Tecnologias na Educação, p. 523-529.

Bell, T.; Witten, I. e Fellows, M. (2011). "Computer Science Unplugged – Ensinando Ciência da Computação sem o uso do Computador". Tradução de Luciano Porto Barreto, 2011. Disponível em: http://csunplugged.org/. Acesso em 02/02/2018.

Bordini, A., Avila, C. M. O., Weisshahn, Y., Cunha, M. M., Cavalheiro, S. A. C. , Foss, L. , Aguiar, M. S. , Reiser, R. H. S. (2016). Computação na Educação Básica no Brasil: o Estado da Arte. Revista de Informática Teórica e Aplicada , v. 23, n. 2, p. 210-238.

Brasil. (2017). INFRAESTRUTURA: Equipamentos, internet e condições gerais. https://www.todospelaeducacao.org.br/tecnologia/equipamentos-tecnologia-escola/ [acesso em 20 de Abril].

França, R. and Tedesco, P. (2015). Desafios e Oportunidades de Ensino na Computação Básica na Educação Básica no Brasil, in Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015).

Leite, M. and Silva, S.R.F. Da (2017). Redimensionamento da Computação em Processo de Ensino na Educação Básica: O Pensamento Computacional, o universo e a Cultura Digital", in Anais do dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2017).

Matemática no Ensino Fundamental - Anos iniciais: Unidades Temáticas, Objetivos de Conhecimento e Habilidades. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/matematica-no-ensino-fundamental-anos-iniciais-unidades-tematicas-objetos-de-conhecimento-e-habilidades,[acessado em 11 de Abril de 2018].

O Pensamento Computacional ([Sd]).http://www.blikstein.com/paulo/documents/online/ol_pensamento_computacional.html, [acesso em 20 de Abril].

Piaget, J. Epistemologie des relations interdisciplinaires. In: CERI (Ed.).L'interdisciplinarité: problèmes d´enseignement et de recherche dans les Universités.Paris: UNESCO/OCDE, 1972.

Ray, L., Whitehead, C., Shamim, K., Summers, W., & Obando, R. (2011). School Level Computer Science Education and Computer Science Teacher Training in the US: An Overview and an Example Solution. In Society for Information Technology & Teacher Education International Conference (Vol. 2011, No. 1, pp. 3931-3938).

Santos, G., Silva, W., Cavalheiro, S., Foss, L. , Aguiar, M. S. , Pernas, A. M. , Bois, A. , Reiser, R (2015). Proposta de atividade para o ensino fundamental do ensino: Algoritmos Desplugados. "Relato sobre o ensino de algoritmos a estudantes do quinto ano do ensino público fundamental," in Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE).

Schulz, JM, Queiroz, BTS, Frantz, J. e Cruz, MEJK Da (2017). Computação Desplugada e uso do Tangram no Ensino de Algoritmos. Anais do Salão de Ensino e de Extensão , v. 0, n. 0, p. 351.

Silva, G.T. Da, Souza, J.L. De e Silva, L.A.M. Da (2016). Ferramenta Scratch para o Aprendizado de Programação no Ensino Fundamental I", in Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).

Silva, N. C., Lima, A. C., de Souza, N., & de Sousa, D. F. (2017). Raciocínio Lógico nas Escolas: Uma Introdução ao Ensino de Algoritmos de Programação. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 6, No. 1, p.1011).

Vygotsky, L. S. (1984). A formação social da mente. Martins Fontes.

Vieira, A. Passos, O. and Barreto, R. (2013). Um Relato de Experiência do Uso da Técnica Computação Desplugada, in Anais de Workshop sobre Educação em Computação(WEI).

Wing, J. M. (2006)"Computational thinking," Communications of the ACM, vol. 49, pp. 33–35.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
MEDEIROS, Soraya; RABELO, Humberto; GARCIA, Tânia Cristina Meira; NUNES, Isabel; MEDEIROS, Felipe; MEDEIROS, Angélica; RABELO, Danieli Silva de Souza. Ensino de algoritmos através de Poesia Compilada e Computação Desplugada: Relato de experiência com alunos de Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 381-390. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.381.