Concursos educacionais: experiências exitosas de projetos pedagógicos desenvolvidos no laboratório de informática da escola.
Resumo
Resulta de um estudo de caso com alunos do Ensino Fundamental I, realizado em uma escola pública do Município de Maracanaú-Ceará, de duas experiências exitosas de projetos pedagógicos realizados no laboratório de informática, motivadas por concursos educacionais. Nas três experiências tantos alunos, como a escola e professor foram premiados com prêmios e/ou certificações, incluindo o Prêmio Professores do Brasil na etapa estadual realizado pelo MEC (Ministério da Educação) em2017. O estudo por meio de projetos motivados por concursos educacionais proporcionou estímulo nos alunos, pois trouxe autonomia, mobilização, motivação, criatividade, aprendizado e sensibilização, dentre outros aspectos.Referências
Almeida, F. J. & Fonseca Júnior, F.M.(2000). Projetos e ambientes inovadores. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – SEED/ Proinfo – Ministério da Educação.
Almeida, M.E.B. de. (2002). Como se trabalha com projetos (Entrevista). Revista TV ESCOLA. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, SEED, nº 22, março/abril.
Acampora, Bianca. (2014). Guia Prático para professores de Educação Infantil.: http://www.revistaguiafundamental.com.br. Ano 10 – Edição 136 – Novembro.
Brasil. Código Civil (2002). Código civil brasileiro e legislação correlate. – 2.ed. – Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2008.
Burgess, Jean. Green, Joshua. (2009). YouTube e a Revolução Digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. Tradução de Ricardo Giassetti. São Paulo: Aleph.
Caetano, S. V. N.; Falkembach, G. A. M.(2013). YouTube: uma opção para uso do vídeo na EAD. Porto Alegre: UFRGS.
Gabriel, M. (2013). Educar: a revolução digital na educação. São Paulo: Saraiva.
Moran, J. M. (1995). O vídeo na sala de aula. São Paulo. Disponível em:
Papert, Seymour. (2008). A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática/ Seymour Papert; tradução Sandra Costa. – ed. Rev.-Porto Alegre: Artmed, 2008.
Prado, M.E.B.B. (2001). Articulando saberes e transformando a prática. Boletim do Salto para o Futuro. Série Tecnologia e Currículo, TV ESCOLA. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – SEED. Ministério da Educação.
Ruiz, J. A. (2010). Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 6 ed. São Paulo: Atlas.180 p.
Veen, W.; vrakking, B. (2009). Homo Sapiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed.
Willoughby, Nick.(2017). Criando vídeos para o YouTube. Rio de Janeiro: Alta Books.
Yin, Robert K. (2001). Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2.ed.Porto Alegre: Bookman.
Publicado
28/10/2018
Como Citar
DOURADO, Tereza.
Concursos educacionais: experiências exitosas de projetos pedagógicos desenvolvidos no laboratório de informática da escola.. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 391-400.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.391.