A utilização do Google Sala de Aula na Educação Básica: uma plataforma pedagógica de apoio à Educação Contextualizada
Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar uma análise sobre o uso da ferramenta pedagógica Google Sala de Aula, como prática metodológica diferenciada e empreendedora do profissional docente em um ambiente escolar de educação contextualizada. Os resultados obtidos apontam que a articulação desse ambiente em atividades de ensino e aprendizagem no nível médio de ensino, tem forte aceitação pelos alunos como ferramenta pedagógica de apoio à aprendizagem, destacando-se pela facilidade no acesso e os altos índices de satisfação demonstrado pelos alunos em desenvolverem suas atividades via Google Sala de Aula - que para muitos destes, trata-se do primeiro contato com formas e tecnologias de ensino característicos da EAD.Referências
AJUDA DO SALA DE AULA. Sobre o Google Sala de Aula. Disponível em:
BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. In: ______. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. P. 15 32.
BEHAR, P. A; WAQUIL, M. P. Princípios da pesquisa científica para investigar ambientes virtuais de aprendizagem sob o ponto de vista do pensamento complexo. In: BEHAR, P. A. (org). Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. P. 146 178.
BEHAR, P. A; NOTARE, M. R. A comunicação matemática on-line por meio do ROODA Exata. In: BEHAR, P. A. (org). Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. P. 179 203.
BEHAR, P. A; BERCHT, M; LONGHI, M. T. A busca pela dimensão afetiva em ambientes virtuais de aprendizagem. In: BEHAR, P. A. (org). Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. P. 204 231.
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 159 p. (Magistério: formação e trabalho pedagógico).
IFTAKHAR, S. GOOGLE CLASSROOM: WHAT WORKS AND HOW? Disponível em:
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. 141 p. il. (Papirus educação).
TAPSCOTT, D. Educating the Net Generation. Disponível em:
MARCUSSO, N. T. EAD e tecnologia no ensino médio. In: LITTO, Fredric M. ; FORMIGA , Marcos (orgs). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009. p. 182 - 187.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394. 1996. Disponível em:
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2007. 239 p. (Práxis).
ROCHA, J. I. G. et al. A Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Sócrates na Educação Básica: Um caminho de Reconstrução da Prática Pedagógica. Disponível em:
ROSINI, Alessandro Marco. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 131 p. il.
SOUZA, A.; SOUZA, F. Uso da Plataforma Google Classroom como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem: Relato de aplicação no ensino médio. Disponível em:
TARDIF, Maurice. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 317 p. il.
TORI, R. Cursos híbridos ou blended learning. In: LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos (orgs). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009. P. 121 128.
Publicado
28/10/2018
Como Citar
CARNEIRO, Jairo Rodrigo Soares; LOPES, Alba Sandyra Bezerra; NETO, Edmilson Campos.
A utilização do Google Sala de Aula na Educação Básica: uma plataforma pedagógica de apoio à Educação Contextualizada. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 401-410.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.401.