Uma pesquisa-ação sobre o desenvolvimento do pensamento computacional com crianças

  • Mauro Mattos Universidade Regional de Blumenau
  • Luciana Araújo Universidade Regional de Blumenau
  • Heitor Ugarte Calvet da Silveira Universidade Regional de Blumenau
  • Lucas Schlögl Universidade Regional de Blumenau
  • Gian Carlo Giovanella Universidade Regional de Blumenau
  • Bruno Santos Universidade Regional de Blumenau
  • Leonardo Fronza Universidade Regional de Blumenau
  • Fabricia Zucco Universidade Regional de Blumenau
  • Nelson Hein Universidade Regional de Blumenau
  • Gabriel Castellani de Oliveira Universidade Regional de Blumenau
  • Karina Zendron da Cunha Universidade Regional de Blumenau
  • Andreza Sartori Universidade Regional de Blumenau

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa-ação realizada com crianças do 3o e 4o ano do ensino fundamental de uma escola pública. O objetivo da pesquisa-ação é auxiliar no desenvolvimento do pensamento computacional de crianças nessa faixa etária. Para isso, utilizou-se uma plataforma que faz uso de conceitos básicos da programação aplicados à diversos exercícios lúdicos e intuitivos em forma de jogo. No início do estudo, um exercício foi aplicado com o objetivo de avaliar a capacidade cognitiva e de raciocínio dos alunos. Ao final do processo, pode-se observar uma evolução significativa em ambos os aspectos, evidenciando que a plataforma pode ser uma ferramenta útil no desenvolvimento cognitivo de crianças nesta faixa etária.

Referências


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Publicado
28/10/2018
MATTOS, Mauro et al. Uma pesquisa-ação sobre o desenvolvimento do pensamento computacional com crianças. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 421-429. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.421.