Uma experiência de analise de videoaulas baseada no comportamento de estudantes

  • Francisco Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN
  • Alan Santana Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isabel Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Thiago Reis Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Eduardo Aranha Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo


As videoaulas têm sido bastante utilizadas em cursos à distância e o padrão de comportamento dos estudantes ao assisti-las pode ajudar a responder questões importantes sobre a qualidade das videoaulas. Porém, essa é uma prática pouco comum para a maioria dos professores, dada a falta de conhecimento sobre o assunto. Dito isto, o objetivo deste estudo é sistematizar a análise das ações de estudantes ao assistir videoaulas, visando facilitar a difusão dessa prática nas instituições de ensino do país. Para essa sistematização, foram realizadas entrevistas, levantamento bibliográfico e análise de dados de vídeo. A sistematização foi validada com a sua aplicação em um curso de programação de jogos digitais baseada em videoaulas.

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Publicado
28/10/2018
SILVA, Francisco; SANTANA, Alan; NUNES, Isabel; SILVA, Thiago Reis; ARANHA, Eduardo. Uma experiência de analise de videoaulas baseada no comportamento de estudantes. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 430-439. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.430.