Atividades interativas com o uso de tecnologias digitais como mediadoras da aprendizagem no ensino fundamental

  • Juliana Arruda Universidade Federal do Ceará
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará
  • Liliane Maria Ramalho Castro Siqueira Universidade Federal do Ceará
  • Rayssa Hitzschky Universidade Federal do Ceará
  • Ellen Bezerra Universidade Federal do Ceará

Resumo


A escola deve acompanhar as mudanças advindas dos avanços tecnológicos e ficar atenta às novas possibilidades educacionais. Estes recursos possibilitam a interação nas atividades em grupo, na troca de ideias e opiniões ou para a pesquisa de outras realidades. Este estudo teve por objetivo analisar como o computador, por meio de recursos digitais, pode mediar a emergência da interação. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com caráter interpretativo. A técnica de pesquisa envolveu a observação participante e como instrumentos de coleta de dados, vídeos e diários de campo. Os resultados destacaram que os recursos, aliados à interação entre pares, facilitam a aprendizagem, possibilitando atuações e posturas de autoria.

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Publicado
28/10/2018
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ARRUDA, Juliana; FILHO, José Aires de Castro; SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho Castro; HITZSCHKY, Rayssa; BEZERRA, Ellen. Atividades interativas com o uso de tecnologias digitais como mediadoras da aprendizagem no ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 440-450. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.440.