Computador na Educação: artefato capaz de auxiliar na problematização das práticas de ensino e aprendizagem?
Resumo
Este artigo discute a possibilidade de problematização e de modificações na prática didática de professores do Ensino Fundamental através de determinados processos de apropriação de uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A pesquisa, desenvolvida de forma participativa, realizou-se com um grupo de 13 professores de 5 escolas públicas ao longo de 2017. O Laboratório de Extensão X da Universidade X realizou um curso de formação continuada sobre uso pedagógico das TICs para esses professores. Buscamos identificar, ao longo do curso, quais deles haviam conseguido ou não problematizar e modificar certos aspectos de sua prática didática.Referências
Freire, P. (1987) "Pedagogia do oprimido", 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra.
Freire, P. (2011) "Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários a Prática Educativa", 43ª. ed. São Paulo, Paz e Terra.
Karsenty, T. (2010). "As tecnologias da informação e da comunicação na pedagogia". In A pedagogia: Teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice (org.). Editora Vozes, Petrópolis, RJ pp. 328-350.
SALOMON, G. (2002) "Technology and Pedagogy: Why Don't We See the Promised Revolution?", Educational Technology Magazine. v.42, n2, pp. 71-75, Março- Abril.
Schön, D. A. (1992) "Formar professores como profissionais reflexivos". In: Nóvoa, Antônio. Os professores e sua formação". Lisboa. Dom Quixote.
Severo, F. (2016) "TICs e TACs: O Refazimento de Softwares e Engenheiros no limiar entre as ciências e os segredos". Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro UFRJ/COPPE.
Thiollent, M. (2007) "Metodologia da Pesquisa-ação". 15 ed., São Paulo: Editora Cortez.
Thiollent, M. (2000) "Metodologia Participativa e Extensão Universitária, Conceitos, Métodos e Práticas". Niterói: EdUFF.
Publicado
28/10/2018
Como Citar
JULLIAN, Ricardo; MACHADO, Flora Prata; COSTA, Ana Cristina.
Computador na Educação: artefato capaz de auxiliar na problematização das práticas de ensino e aprendizagem?. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 451-458.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.451.