Recomendações de Ações e Tecnologias para a Acessibilidade de Surdos em Curso de Programação a Distância

  • Márcia Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Gabriel Nascimento Instituto Federal do Espírito Santo
  • Mônica Lopes Instituto Federal do Espírito Santo
  • Anne Silva Instituto Federal do Espírito Santo
  • Lucineia Barbosa da Costa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jennifer Amaral Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo


A programação de computadores é um conhecimento complexo porque para ser aprendido demanda a operacionalização de várias habilidades. No caso de estudantes surdos, o desafio é ainda maior pois a aprendizagem é dificultada pelas limitações no domínio da segunda língua que impactam diretamente nas habilidades de interpretação textual, na compreensão do problema, na sequenciação lógica de algoritmos, na escrita e na depuração de programas, que são habilidades fundamentais no processo de programação. Considerando os desafios do ensino de programação para surdos, este trabalho recomenda ações e tecnologias assistivas, propõe a extensão de um curso de programação a distância a partir de vídeos assistivos produzidos dinamicamente no ensino presencial e apresenta relatos de experiências de produção de vídeos assistivos para um curso de programação a distância.

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Publicado
28/10/2018
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OLIVEIRA, Márcia; NASCIMENTO, Gabriel; LOPES, Mônica; SILVA, Anne; COSTA, Lucineia Barbosa da; AMARAL, Jennifer. Recomendações de Ações e Tecnologias para a Acessibilidade de Surdos em Curso de Programação a Distância. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 459-468. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.459.