Uma Análise dos Cursos de Licenciatura sobre a Formação Docente para Utilização das TICs na Educação

  • Francisca Lindvania da Silva Vieira Universidade Estadual do Ceará
  • Emmanuel Freire Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Resumo


As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, inclusive no ambiente educacional. A partir da concepção de que estes recursos podem ser usados como apoio pedagógico para os professores e alunos, surge a necessidade de investigar se os professores estão sendo preparados para utilização destes recursos em sala de aula. Para tanto, o presente artigo realizou um estudo bibliográfico e documental com os Projetos Pedagógico dos Cursos (PPCs) de alguns cursos de Licenciatura, em Letras-Português, História, Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática ofertados no Estado do Ceará. Como principal resultado, foi constatado que melhorias devem ser realizadas nesses cursos para possibilitar que a formação docente capacite efetivamente seus discentes para usar as TICs como recurso pedagógico.

Referências


BRASIL (2017) Senado Federal. Secretaria de Editoração e Publicações. Coordenação de Edições Técnicas. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF,2017. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2018.

CONSELHO PLENO (2002) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Resolução n. 1, de 18 de fevereiro de 2002. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2018.

FREIRE, E. S. S. (2017) Análise da Proposta Formativa: Dimensões curriculares no curso técnico subsequente de informática. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

JOYE, C. R. (2014) Metodologia Científica. Fortaleza: SETEC/IFCE, 2014.

JUNQUEIRA, S. M. S.; MANRIQUE, A. L. (2015) Reformas curriculares em cursos de licenciatura de Matemática: intenções necessárias e insuficientes. In: Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 3, p. 623-635, 2015.

LEITE, Y. U. F. (2007) A formação de professores nos cursos de licenciatura: algumas diretrizes e práticas. In: XXIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Porto Alegre, RS, 2007.

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. (2007) Indagações sobre Currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 48p.

PAIVA, V. L. M. O. (2013) A formação do professor para uso da tecnologia. In: SILVA, K. A.; DANIEL, F. G.; KANEKO-MARQUES, S. M.; SALOMÃO, A. C. B. (Orgs) A formação de professores de línguas: Novos Olhares - Volume 2. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013. pg. 209-230.

SAVIANNI, D. (2009) Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009.

SCHUHMACHER, V. R. N.; ALVES FILHO, J. P.; SCHUHMACHER, E. (2017) As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência & Educação v. 23 n. 3, 2017.

SILVA, T. T. (2010) Documentos de Identidade: uma introdução às teorias curriculares. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 156p.

SILVEIRA, E. A. (2015) Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Mídias na Educação – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.

STAHL, M. M. (1997) Formação de professores para uso das novas tecnologias de comunicação e informação. CANDAU, V.M. (org.). Magistério: Construção Cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997.

UECE. Site institucional (2018) Disponível em: . Acessado em: 03 jun. 2018.

VIEIRA, F. L. S. (2018) A formação do professor na sociedade digital e a importância do professor mediador: novos modelos de ensinar e aprender. 2018. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Limoeiro do Norte, 2018.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
VIEIRA, Francisca Lindvania da Silva; FREIRE, Emmanuel. Uma Análise dos Cursos de Licenciatura sobre a Formação Docente para Utilização das TICs na Educação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 469-478. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.469.