Formação, Concepções de Inclusão e Experiências dos Professores que Atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais do Estado do Rio Grande do Norte.
Resumo
O objetivo desse estudo foi mapear a realidade da implementação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) no estado do RN, e investigar a formação e experiências dos professores que atuam nestas salas. Participaram do estudo 50 professores efetivos da rede estadual de ensino, atuantes em SRMF. Analisou-se as respostas através da estatística descritiva e análise do discurso. Constatou-se que mais da metade dos municípios do estado não possuem SRMF, que as maiores dificuldades enfrentadas pelos professores são a falta de capacitação e de recursos materiais. Espera-se que tais dados subsidiem novas ações que garantam a aprendizagem significativa e o desenvolvimento pleno às crianças que frequentam as SRMF.Referências
ALVES, Maria Dolores Fortes; PEREIRA, Guilherme Vasconcelos; VIANA, Maria Aparecida Pereira (2017): "Tecnologia assistiva na perspectiva de educação inclusiva: o ciberespaço como lócus de autonomia e autoria". Laplage em Revista (Sorocaba), vol. 3, n. 2, mai-ago.
BARDIN, Laurence (2010). "Análise de conteúdo". 4. ed. Lisboa: Edições 70. BRASIL (2009).
BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos direitos da Pessoa com Deficiência. "Comitê de Ajudas Técnicas Tecnologia Assistiva". Brasília: CORDE, 2009.
BRASIL (2006). Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Acessibilidade. Brasília: CORDE.
BRASIL. (1988). "Constituição da República Federativa do Brasil". Promulgada em 5 de outubro de 1988.
FERREIRA, Natacha Reis; RANIERI, Leandro penna (2016): "O uso da tecnologia assistiva por professores de educação física". In: Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 3, p. 215-229, 2016.
FIALHO, Rejane Gandini, CARVALHO, Janete Magalhaes, PINEL, Hiran Pinel (2016): "Tecnologias, Formação Humana e Equidade na Escola". Journal of Research in Special Educational Needs, Volume 16, Number s1. 1026–1030.
MEC. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. "Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais". Disponível em:http://portal.mec.gov.br/observatorio-da-educacao/194-secretarias112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17430-programa-implantacaode-salas-de-recursos-multifuncionais-novo. Acesso em 20 de maio de 2018.
MANTOAN, M. T. E (2006). "Inclusão Escolar – O que é? Por quê? Como fazer?" 2.ed. São Paulo: Moderna.
MENDES, E. G. "A formação do professor e a política nacional de Educação Especial" (2011). In: BAPTISTA, C. R; CAIADO, K. R. M; JESUS, D. M (Orgs.) Professores e Educação Especial: formação em foco. Porto Alegre: vol. 2, Mediação.
SILVA, Naiane Cristina; CARVALHO, Beatriz Girão Enes (2017). "Compreendendo o Processo de Inclusão Escolar no Brasil na Perspectiva dos Professores: uma Revisão Integrativa". Rev. bras. educ. espec. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.293-308.
SCHERER, Renata Porcher; DAL'IGNA, Maria Cláudia (2015): "Professoras do atendimento educacional especializado: intervenção clínica ou pedagógica?" Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 37, n. 4, p. 415-425, Oct.-Dec.
VYGOTSKY, L. S. (2012). El desarollo del pensamiento del adolescente y la formación de conceptos. In L. S. Vygotski, "Obras escogidas IV: paidología del adolescente". Madrid: Machado Libros. (Trabalho original publicado em 1931)
Publicado
28/10/2018
Como Citar
MEDEIROS, Sonia De; FALCÃO, Taciana Pontual; HAZIN, Izabel.
Formação, Concepções de Inclusão e Experiências dos Professores que Atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais do Estado do Rio Grande do Norte.. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 479-488.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.479.