Práticas Pedagógicas Colaborativas utilizando Ferramentas Digitais: Um Relato de experiência na formação de educadores

  • Fernando Lucas de Oliveira Farias Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Everton da Silva Brito Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Elvis Melo UFRN
  • Laís Michelle de Souza Araújo Bandeira Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Felipe Jhonanta Ferreira da Costa Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Igo Joventino Dantas Diniz Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Sidney Soares Trindade Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Isabel Nunes UFRN

Resumo


Com o surgimento de novas tecnologias e apropriação dessas ferramentas no cotidiano dos estudantes, faz-se necessário o uso de tais recursos no ensino. Este artigo apresenta os resultados obtidos durante uma experiência na oficina Práticas Pedagógicas Colaborativas na formação das habilidades do profissional do futuro realizada com professores da educação básica. O objetivo foi apresentar ferramentas digitais de apoio a práticas pedagógicas colaborativas, produção de questionários e enquetes interativas, assim como uso de ambiente colaborativo gamificado. As análises realizadas indicam mudanças na percepção dos educadores sobre colaboração, uso das TDICs em sala de aula e seu maior engajamento para mudanças em suas práxis docente, fruto dos conhecimentos adquiridos na oficina.

Referências


Antunes, M. A. e Barroso, F. (2015) "Tecnologias na Educação: Ferramentas Digitais Facilitadores da Prática Docente", Pesquisa e Debate em Educação, v.5, p.124-131.

Beira, D. G. e Nakamoto, Paula Teixeira. A Formação docente inicial e continuada prepara os Professores para o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula?. In: Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016), p. 825-834. DOI:10.5753/cbie.wie.2016.825.

Diesel, Aline., Baldez, Alda e Martins, Silvana. (2017) "Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica". Revista Thema, v.14, p.268-288.

Gil, A. C. "Métodos e técnicas de pesquisa social". 5.ed. São Paulo: Atlas. Oliveira, Gabriela; Kunrath, Nadma Farias; Rocha, Sérgio Antônio Francalino; Silva, Luiz Augusto Matos da. Uso de Dispositivos Móveis como Recurso Didático na Formação Docente. In: Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017), p. 725-734. DOI: 10.5753/cbie.wie.2017.725. Procópio, E. R. (2011) "Formação de professores e tecnologias: implicações da educação a distância na prática docente". (Dissertação) Universidade Federal de Juiz de Fora, 139p. Silva, Maria Auricélia da Silva e Filho, José Aires de Castro. Trabalho Colaborativo com Suporte Digital: uma experiência de formação docente. In: Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016), p. 766-775. DOI: 10.5753/cbie.wie.2016.766.

Thiollent, M. (2011) "Metodologia da pesquisa-ação", São Paulo: Cortez Editora. Vasconcelos, Thiago G.; Souza, Flávia Veloso Costa; Araújo, Ana Liz Souto O.; Rodrigues, Liviany R.; Souza, Ítalo D. de; Sousa, Alayse L. Planejamento e realização de oficina de capacitação de professores das escolas públicas para a inclusão do Tablet Educacional em sala de aula. In: Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016), p. 776-785. DOI: 10.5753/cbie.wie.2016.776.

Vianna, M.; Vianna, Y.; Adler, I.K; Lucena, B; Russo, B. (2012). "Design Thinking: Inovação em Negócios". Rio de Janeiro: MJV Press.

Publicado
28/10/2018
FARIAS, Fernando Lucas de Oliveira; BRITO, Everton da Silva; MELO, Elvis; BANDEIRA, Laís Michelle de Souza Araújo; COSTA, Felipe Jhonanta Ferreira da; DINIZ, Igo Joventino Dantas; TRINDADE, Sidney Soares; NUNES, Isabel. Práticas Pedagógicas Colaborativas utilizando Ferramentas Digitais: Um Relato de experiência na formação de educadores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 489-498. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.489.