Análise da usabilidade de softwares educacionais destinados à alfabetização de crianças disléxicas

  • Jucelio Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Vanúbia Soares de Almeida Universidade Estadual da Paraíba
  • Dalton Serey Universidade Federal de Campina Grande
  • Jorge César Abrantes de Figueiredo Universidade Federal de Campina Grande

Resumo


Devido à variedade de recursos disponíveis no mercado, educadores sentem dificuldades na escolha de qual ferramenta utilizar em suas aulas. Se tratando de recursos educacionais destinados para crianças com dislexia, a dificuldade de encontrar uma ferramenta adequada se torna uma tarefa de alta reflexão e de conhecimentos práticos. Visando melhorar esse problema, este artigo relata uma análise da usabilidade de softwares educacionais destinados a alfabetização de crianças com dislexia. Por meio de questionários de opinião de profissionais que lidam com este público, foi analisado três ferramentas educacionais similares em seus contextos a fim de compará-las. Visando desta forma, minimizar prejuízos e alcançar em sala de aula uma melhor interação do recurso no processo de ensino e aprendizagem.

Referências


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Publicado
28/10/2018
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SANTOS, Jucelio; ALMEIDA, Vanúbia Soares de; SEREY, Dalton; FIGUEIREDO, Jorge César Abrantes de. Análise da usabilidade de softwares educacionais destinados à alfabetização de crianças disléxicas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 499-508. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.499.