Avaliação do impacto prático dos saberes adquiridos em termos de introdução das TICs na Educação Básica com base no modelo SAMR
Resumo
Esta pesquisa revelou um cenário educacional, o qual é caracterizado por fatores que impedem o uso efetivo das TICs nas escolas de Educação Básica em municípios do X. A referida pesquisa envolveu 350 professores da Educação Básica de várias cidades e obteve o retorno de 134 professores (38,29%). Estes professores têm um certo índice de iniciativa na busca do uso de TICs em sala de aula demonstrado através de seu esforço para melhorar sua formação com a sua inscrição no curso de Especialização em X para Professores da Educação Básica. Com a análise quantitativa dos resultados obtidos nesta pesquisa, constatou-se que o impacto do uso das TICs não ultrapassa os níveis iniciais de substituição e ampliação do modelo SAMR.Referências
Baz et al. (2018). Introducing an innovative technology integration model: Echoes from EFL pre-service teachers. In: Education and Information Technologies. Disponível em:
Cetic (2016). Pesquisa TIC educação 2016: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e da comunicação no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. Disponível em:
Dellagnelo, L. (2016). Innovation And Technology. In Education: The Edutec Guide – A Diagnostic And Planning Tool For Educational Technology Policies. Disponível em:
Marinho, S. P. P., Nicolau R. M., Araújo, V. A. & Gonçalves, C. F. (2014). APP currículo, escola e mobilidade. In: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Dourados-MS, Anais de Workshop de Tecnologias Móveis na Educação. Disponível em:
Marinho, Simão Pedro P. et al. (2014). Internet, web 2.0, aula e aprendizagem: representações sociais de professores da educação básica. Relatório final de pesquisa. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em:
Nicolau R. M. (2017). Usos particular e educativo das tecnologias digitais de informação e comunicação pelo professor da educação básica na era digital: um estudo com base no modelo SAMR. (Dissertação de Mestrado). Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Educação.
Puentedura, R. R. (2006). Transformation, Technology, and Education. Disponível em:
Sibilia, P. (2012). Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. In: Revista Brasileira de Educação. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. 224p. Disponível em:
Schuhmacher et al. (2016). A percepção do professor sobre suas competências em Tecnologia da Informação e Comunicação. In: RENOTE Novas Tecnologias na Educação. Disponível em:
Publicado
28/10/2018
Como Citar
JARDIM, Rafaela; PEREIRA, Dauster; ROCHA, Paulo; LIMA, José Valdeni De; CANTO, Alberto.
Avaliação do impacto prático dos saberes adquiridos em termos de introdução das TICs na Educação Básica com base no modelo SAMR. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 519-528.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.519.