Avaliação do impacto prático dos saberes adquiridos em termos de introdução das TICs na Educação Básica com base no modelo SAMR

  • Rafaela Jardim Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Dauster Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paulo Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Valdeni De Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alberto Canto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


Esta pesquisa revelou um cenário educacional, o qual é caracterizado por fatores que impedem o uso efetivo das TICs nas escolas de Educação Básica em municípios do X. A referida pesquisa envolveu 350 professores da Educação Básica de várias cidades e obteve o retorno de 134 professores (38,29%). Estes professores têm um certo índice de iniciativa na busca do uso de TICs em sala de aula demonstrado através de seu esforço para melhorar sua formação com a sua inscrição no curso de Especialização em X para Professores da Educação Básica. Com a análise quantitativa dos resultados obtidos nesta pesquisa, constatou-se que o impacto do uso das TICs não ultrapassa os níveis iniciais de substituição e ampliação do modelo SAMR.

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Publicado
28/10/2018
JARDIM, Rafaela; PEREIRA, Dauster; ROCHA, Paulo; LIMA, José Valdeni De; CANTO, Alberto. Avaliação do impacto prático dos saberes adquiridos em termos de introdução das TICs na Educação Básica com base no modelo SAMR. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 519-528. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.519.