Uma Análise Curricular das Disciplinas de Algoritmos e Lógica Computacional em Cursos de Licenciatura em Informática e Computação
Resumo
Este artigo descreve uma análise da estrutura dos planos curriculares de lógica computacional e algoritmos em um curso de Licenciatura em Informática em comparação com um panorama nacional desses componentes. Os aspectos avaliados como carga horária, período de oferta e conteúdos foram analisados por discentes e docentes do curso e comparados com um mapeamento realizado em 34 documentos de outros cursos de mesma natureza. Os resultados deste trabalho são importantes porque indicam dimensões e perspectivas dos componentes, e podem ser utilizados em revisões de cursos e debates nos Núcleos Centrais Estruturantes.Referências
Bezerra, L. N. M. & Silveira, I. F. (2011) Licenciatura em Computação no Estado de São Paulo: Uma Análise Contextualizada e um Estudo de Caso. In: XIX Workshop sobre Educação em Computação, Natal-RN.
Borges, M. A. F. (2000) Avaliação de uma Metodologia Alternativa para a Aprendizagem de Programação. VIII WEI 2000. Curitiba, PR, Brasil.
Bulcão, J. S. B; Campos Neto, E. B & Keila, C.M.. (2017). Mapeamento sobre o Ensino de Algoritmo e Lógica Computacional nos Cursos de Licenciatura em Informática e Computação em Instituições de Ensino Superior no Brasil. In: II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2017), Mamanguape – Paraíba.
Freire, P. Coleção Dizer a Palavra Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular. Indaiatuba: Vilas das letras, 2008.
Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
Gil, A.C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2015.
Giraffa, L. M. M. & Moraes, M. C. O desafio de ensinar a programar no primeiro nível em cursos de graduação: alternativas para conter a evasão. In: Segunda Conferencia Latino americana sobre el Abandono en la Educación Superior II CLABES, 2012, Porto Alegre. II CLABES. Madrid: CLABES, 2012. v. 1. p. 486-498.
Gomes, A. & Mendes, A. J. (2007) Learning to Program - Difficulties Disponível em:
Jonathan, Miguel. Currículos de Computação: porque permanecem assim?. In: WEI24º Workshop sobre Educação em Computação-XXXVI Congresso da SociedadeBrasileira de Computação, http://ebooks. pucrs. br/edipucrs/anais/csbc/assets/2016/wei/06. pdf, Março. 2016.
Marconi, M. A. & Lakatos, E. M.. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.
Moreira, A. F. B. & Candau, V. M.. Currículo, conhecimento e cultura: indagações sobre currículos. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf. Acesso: jun. 2017.
Pimentel, E. P., França, V. F. e Omar, N. A Caminho de um Ambiente de Avaliação e Acompanhamento Contínuo de Aprendizagem em Programação de Computadores. II Workshop de Educação em Computação e Informática do Estado de Minas Gerais (WEIMIG’2003). Poços de Caldas, MG, Brasil.
Prietch, S. S. & Pazeto, T. A. (2010). Mapeamento de Cursos de Licenciatura em Computação seguido de Proposta de Padronização de Matriz Curricular. In: XVIII Workshop de Educação em Computação (WEI 2010), Anais do XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - CSBC 2010 páginas 921–930.
Prietch, S. S. & Pazeto, T. A. (2009). Análise, Sugestões e Perspectivas de um Curso de Licenciatura em Informática. In: XVII Workshop sobre Educação em Computação. Anais do XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Bento Gonçalves: Editora da SBC, v. 1. p. 557-566.
Rodrigues, M. Experiências positivas para o ensino de algoritmos. IV Escola Regional de Computação Bahia-Sergipe. Feira de Santana, 2004. Homepage: http://www.uefs.br/erbase2004/documentos/weibase/Weibase2004Artigo001.pdf Sacristán, J.G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Publicado
28/10/2018
Como Citar
BULCÃO, Jeanne da Silva Barbosa; NETO, Edmilson Campos; MOREIRA, Keila.
Uma Análise Curricular das Disciplinas de Algoritmos e Lógica Computacional em Cursos de Licenciatura em Informática e Computação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 548-557.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.548.