Que professor teremos na escola brasileira: nativo, imigrante ou e-migrante digital?

  • Ricardo Nicolau Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Gustavo Pessoa Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Fernanda Costa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo


As tecnologias digitais de informação e comunicação estão presentes há tempos em nossas vidas, porém, nas escolas, esta revolução não aconteceu. Uma das explicações deste fenômeno era a falta de habilidade dos professores no manuseio das TDIC. Este trabalho, com base em resultados de pequisa quali-quantitativa realizada entre 2015 e 2017, tem como objetivo discutir porque as TDIC ainda são pouco utilizadas na sala de aula com fins educativos, mesmo com a chegada de docentes nativos digitais. O que se percebeu é que a cultura escolar ainda é um grande entrave à incorporação das TDIC na escola. O momento exige uma formação que não resulte em sujeitos e-migrantes.

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Publicado
28/10/2018
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NICOLAU, Ricardo; PESSOA, Gustavo; COSTA, Fernanda. Que professor teremos na escola brasileira: nativo, imigrante ou e-migrante digital?. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 558-567. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.558.