A utilização de recursos educacionais digitais no ambiente escolar: da formação continuada à vivência tecnológica

  • Rayssa Hitzschky Universidade Federal do Ceará
  • Cintia Arruda Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Arruda Universidade Federal do Ceará
  • Danilo de Souza Universidade Federal do Ceará
  • Liliane Maria Ramalho Castro Siqueira Universidade Federal do Ceará
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará

Resumo


Este estudo busca investigar as contribuições de uma formação de professores voltada para a apropriação de recursos educacionais digitais (RED) na prática docente. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como participantes um grupo de professores de Língua Portuguesa e de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública cearense. Os resultados apontam a importância do diagnóstico sobre o emprego das TIC, como forma de delinear, de maneira mais contextualizada, os momentos de estudo de uma formação docente. Além disso, a relação entre teoria e prática mostrou-se como um elemento significativo para os docentes, tendo em vista que os saberes alcançados necessitam de sentido em sua prática vivida.

Referências


Afonso, M. C. L.; Eirão, T. G.; Melo, J. H. M. et al. (2011). "Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE): tratamento da informação em um repositório educacional digital." Perspectivas em Ciência da Informação. v. 16, n. 3, p. 148-158, jul/set.

Bogdan, R. C; Biklen, S. K. (1994). "Investigação qualitativa em educação." Porto, Portugal: Porto Editora.

Bonilla, M. H. S. (2012). "A presença da cultura digital no gt educação e comunicação da ANPED." Revista Teias, v. 13, n. 30, 71-93. set./dez.

Brasil. Ministério da Educação. (2017). "Base Nacional Comum Curricular". Brasília, DF: MEC.

Chauí, M. (2001). "Escritos sobre a universidade." São Paulo: Unesp. CHAÚ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Unesp.

David, P. B.; Castro Filho, J. A. (2012). "Sistema de análise de interações contingentes: uma contribuição para práticas interativas em cursos a distância." Revista e-Curriculum, v. 8, p. 1-28.

Franco, M. A. S. (2005). "Pedagogia da pesquisa-ação." Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, set/dez, p. 483-502.

Libâneo, J. C. (1998). "Adeus professor, Adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente." SP: Cortez.

Oliveira, C. C. O.; Costa, J. W.; Moreira, M. (2001). "Produção e avaliação de software educativo." Campinas, SP: Papirus.

Oliveira, G; Kunrath, N; Rocha, S; Silva, L. A. M. (2017). "Uso de dispositivos móveis como recurso didático na formação docente." XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

Passos, C. M. B. (2006). "Didática: breve incursão histórica em busca da identidade." Fortaleza. Notas de aula.

Silva, M. A. (2014). "Trabalho colaborativo em rede no projeto Um Computador por Aluno (UCA): conhecimentos e práticas docentes." Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Silva, M. A.; Castro Filho, J. A. (2015). "Trabalho colaborativo com suporte do laptop: parceria entre professores e alunos". Workshop do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Maceió.

Veiga, I. P. A. (1992). "Repensando a didática." Papirus: Campinas SP.

Veiga, I. P. A (Org); Lopes, A. O.; Castanho, M. E.; Cunha, M. I.; Damis, O. T.; Rays; O. A.; Martins, O. P. L.; Castanho, S. E. M.; Kenski, V. M. (1996). "Didática: O ensino e suas relações." Papirus: Campinas – SP.


Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
HITZSCHKY, Rayssa; ARRUDA, Cintia; ARRUDA, Juliana; SOUZA, Danilo de; SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho Castro; FILHO, José Aires de Castro. A utilização de recursos educacionais digitais no ambiente escolar: da formação continuada à vivência tecnológica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 568-577. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.568.