Utilização do Fórum como ferramenta colaborativa na EaD

  • Artur Nobre Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Danieli Silva de Souza Rabelo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isabel Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Juliana Oliveira Instituto Metrópole Digital
  • Maria Cristina Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Stenio Lucio Instituto Metrópole Digital

Resumo


A atividade fórum em sua natureza apresenta-se em sua maioria como ferramenta de ensino colaborativa de apresentação/discussão do conteúdo do curso, em que os alunos contribuem com suas dificuldades e expectativa em relação ao material disposto pelo professor. O estudo objetivou investigar a colaboração e a aprendizagem no uso do fórum da plataforma Moodle, avaliando as experiências dos usuários para promover uma aprendizagem colaborativa. A pesquisa ocorreu em duas etapas: primeiro, revisão bibliográfica dos conceitos; e, segundo, aplicação e análise de questionários semiestruturados e mostrou que tanto docentes quanto discentes consideram o fórum uma ferramenta motivacional capaz de promover a aprendizagem e interação entre os alunos.

Referências


ALMEIDA, M. E. B. de; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011 – (Coleção Questões Fundamentais da Educação – 10).

COSTA, K. S; FARIA, G. G. EAD - Sua Origem Histórica, Evolução e Atualidade Brasileira Face ao Paradigma da Educação Presencial. In: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 14, Santos, 2008. 10p. Disponível em: . Acesso em 25 mai. 2018.

GAGNE, Robert. The Condition of Learning and Theory of Instruction. Wadsworth Pub Co, 4ª ed. 1985

GIL, A. Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MAYER, Richard. The Cambridge handbook of Multimedia Learning. New York: Cambridge University Press

PAULA, L. T. Informação em Ambientes Virtuais de Aprendizado (Ava). 2009. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2009. Disponível em: . Acesso em 30 Mar 2018.

RABELO, D.S.S. et al.; Utilização de técnicas de mineração de dados educacionais para predição de desempenho de alunos de EaD em ambientes virtuais de aprendizagem. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Recife-PE, 2017

SOARES, N. et al.; Inovações Tecnológicas em Escolas Públicas: Análise de Fatores Motivadores. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE), Uberlândia-MG, 2016.

SCHLEMER, Eliane e GARRIDO, Susane. Unisinos Virtual: a construção de um futuro muito presente na educação online. Revista Colabora da CVA-RICESU, p.165-191, set. 2009.

STAHAL, G; KOSHMAN, T. e SUTHERS, D (2006). "Computer-supported collaborative learning: an historical perspective". In: R.K. Sawyer (Ed), Cambridge handbook of the learning sciences (pg.409-426). Cambridge, UK: Cambridge University Press, http://gerrystahl.net/cscl/CSCL_English.pdf in portuguese. Acesso em 30 Mar 2018.

Publicado
28/10/2018
NOBRE, Artur; RABELO, Danieli Silva de Souza; NUNES, Isabel; OLIVEIRA, Juliana; PAIVA, Maria Cristina; LUCIO, Stenio. Utilização do Fórum como ferramenta colaborativa na EaD. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 578-587. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.578.