Informática Aplicada à Educação Básica nas Escolas Públicas: Formação de Educadores de Penedo/AL para o Uso das TDIC

  • André Almeida Silva Universidade Federal de Alagoas
  • André Correia Nunes Universidade Fedreal de Alagoas
  • Jéssica Fernanda Silva Barbosa Universidade Fedreal de Alagoas
  • Lucas Lima de Oliveira Garcia Universidade Fedreal de Alagoas
  • Luziene Seixas dos Santos Universidade Fedreal de Alagoas
  • Nicolas Lennick Bomfim de Albuquerque Universidade Fedreal de Alagoas
  • Tenilson de Assis Universidade Federal de Alagoas

Resumo


A adoção de tecnologias de informação e comunicação vem crescendo exponencialmente e, enquanto ferramentas de ensino, estão cada vez mais presentes no ambiente escolar. Contudo, diversos educadores ainda não a utilizam no processo de ensino, reduzindo suas possibilidades. Este artigo expõe a experiência dos autores no projeto de extensão Utilização de Tecnologia como Ferramenta de Ensino nas Escolas Públicas, desenvolvido pela Unidade de Ensino de Penedo da Universidade Federal de Alagoas, cujo objetivo foi capacitar professores quanto ao uso das TDIC. Através dos resultados pode-se pensar em alternativas de parcerias entre Universidade e a rede de educação básica, buscando introduzir tecnologias para maximizar o ensino e aprendizagem.

Referências


Alves, K. V. A., Souza Junior, A. A. (2017) Um estudo das potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação, na concepção de alunos e professores de ciências naturais do Município de Macaíba/RN, Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola.

Bona, A. S. D. (2010) Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. Porto Alegre: UFRGS.

Boulic, R. and Renault, O. (1991) "3D Hierarchies for Animation", In: New Trends in Animation and Visualization, Edited by Nadia Magnenat-Thalmann and Daniel Thalmann, John Wiley & Sons ltd., England.

Costa, A. L. M., Almeida, F. J. (2012) Condições materiais e a eficácia da informática aplicada à educação: a culpa é do professor?, Anais do XVIII Workshop de Informática na Escola.

Lévy, P. (1999) Cibercultura. São Paulo.

Mamede-Neves, M. A. C., Duarte, R. (2008) "O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escola", In: Educação e Sociedade, vol. 29, n. 104 Especial, p. 769-789, out. 2008, Campinas. Disponível em: . Acesso: jun. 2018.

Muller, E. E. R. et al. (2016) A importância dos recursos digitais no ambiente escolar.

Nascimento, J. K. F. (2007) Informática aplicada à educação. Brasília, UnB. Disponível . em: Acesso: jun. 2018.

Odorico K. E., Nunes D. M., Moreira A., de Oliveira H. M. P., Cardoso A. (2012) Análise do Não Uso do Laboratório de Informática nas Escolas Públicas e Estudo de Caso. Anais do XVIII Workshop de Informática na Escola.

Orth, M. A. (2012) Formação de professores em informática na educação para a educação básica: análises de dissertações e teses. Revista Teoria e Prática da Educação. v. 15, n.1, p. 79-89.

Peña, M. D. J. (s.d) Ambientes de aprendizagem virtual: O desafio à prática docentes, s.l., s.n.

Silva, M. (2005) "Internet na escola e inclusão", In: Secretaria de Educação a Distância. Integração das tecnologias na educação, Ministério da Educação, Seed, Brasília.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, André Almeida; NUNES, André Correia; BARBOSA, Jéssica Fernanda Silva; GARCIA, Lucas Lima de Oliveira; SANTOS, Luziene Seixas dos; ALBUQUERQUE, Nicolas Lennick Bomfim de; ASSIS, Tenilson de. Informática Aplicada à Educação Básica nas Escolas Públicas: Formação de Educadores de Penedo/AL para o Uso das TDIC. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 588-595. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.588.