Preparação e Condução de uma Aula Síncrona On-Line em um Curso a Distância de Formação de Professores

  • Silvia Cristina Dotta Universidade Federal do ABC
  • Diego Carvalho Universidade Federal do ABC
  • Edson Pimentel Universidade Federal do ABC
  • Juliana Cristina Braga Braga Universidade Federal do ABC
  • Claudineia Lizieri Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Francyne Elias-Piera Korea Polar Research Institute KOPRI
  • Nubia Caramelo Secretária de Educação do Estado de Rondônia

Resumo


Este trabalho reporta o processo de preparação e realização da aula inaugural do curso a distância Antártica ou Antártida? Como inserir as ciências polares no currículo escolar do ensino básico, oferecido por uma universidade pública brasileira. O trabalho foi norteado pelos pressupostos da aprendizagem dialógica para a oferta de aulas virtuais síncronas organizadas por equipes multidisciplinares. A aula, elaborada de acordo com a metodologia Intera, foi transmitida pelo Youbube e conectou cursistas distribuídos em Portugal e 14 estados brasileiros. Ao final, considera-se que essencial o uso de sistemas de webconferência multimodais e multimídias com inúmeras possibilidades de interação.

Referências


BELLONI, Maria Luiza. (1999) Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 1999. 124 p.

BRAGA, Juliana; DOTTA, Silvia; PIMENTEL, Edson e STRANSKY, Beatriz. Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade. Anais do DesafIE!/2012 Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação 17 e 18 de Julho de 2012, Curitiba, CEIE/SBC. Disponível em < http://www.br-ie.org/pub/index.php/desafie/article/view/2779>. Acessos em 11 mar. 2018.

BRAGA, Juliana, DOTTA, Silvia e PIMENTEL, Edson. Objetos de Aprendizagem: Metodologia de Desenvolvimento. Santo André, Editora da UFABC, 2015. (Coleção Intera).

DOTTA, S. (Org.) Aulas Virtuais Síncronas. Santo André, EDUFABC, 2014.

DOTTA, S. et al. Condução de aulas síncronas em sistemas de webconferência multimodal e multimídia. 2012. Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira do Computação. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1705. Acesso em 11 mar. 2018.

MAIA, Marta Campos e MEIRELLES, Fernando de Souza. Evasão nos Cursos a Distância e sua Relação com as Tecnologias de Informação e Comunicação. Brasília, EnANPAD, 2005. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2005-adic-2311.pdf. Acesso em: 09/06/2018.

MOORE. Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro, Quarter, 2000. 232 p.

TORI, Romero. Educação sem distância: As tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

YOUTUBE. Google. Origens do tráfego para visualizações. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2018.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
DOTTA, Silvia Cristina; CARVALHO, Diego; PIMENTEL, Edson; BRAGA, Juliana Cristina Braga; LIZIERI, Claudineia; ELIAS-PIERA, Francyne; CARAMELO, Nubia. Preparação e Condução de uma Aula Síncrona On-Line em um Curso a Distância de Formação de Professores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 606-615. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.606.