Um estudo preliminar sobre a influência de um jogo digital de bocha no desempenho e aprendizagem de estudantes com deficiência

  • Cristiane Ribeiro IFSULDEMINAS
  • Danilo Porfírio IFSULDEMINAS
  • Paulo César dos Santos IFSULDEMINAS
  • Ieda Kawashita IFSULDEMINAS
  • Aracele Fassbinder IFSULDEMINAS

Resumo


Atividades de iniciação ao esporte podem ser utilizadas como uma forma de promover a aprendizagem e a inclusão de pessoas com deficiência. De forma similar, práticas envolvendo o uso de tecnologias digitais também podem contribuir com o desenvolvimento cognitivo dessas pessoas. A fim de promover a interdisciplinaridade entre as áreas de Educação Física e Ciência da Computação, um projeto tem sido conduzido na APAE de . Este artigo descreve os resultados de um estudo de caso preliminar, no âmbito de tal projeto, e que investigou a influência de um jogo online de bocha sobre a performance dos participantes nas atividades de bocha paralímpica. Ao final, evidenciou-se uma melhoria no desempenho dos participantes em quadra, em quase todos os casos analisados.

Referências


BITTAR, I., et al. (2013) "Efeitos de um programa de jogos pré-desportivos nos aspectos psicobiológicos de idosas", Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 16, n. 4, p. 713-725.

BRASIL. Decreto n. 13.146, de 6 de jun. de 2015. "Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)", Brasília, DF, julho 2015.

BRAZUNA, M., CASTRO, E. (2001) "A trajetória do atleta portador de deficiência física no esporte adaptado de rendimento: uma revisão da literatura", Motriz, Revista de Educação Física – UNESP, v. 7, n. 2, p. 115-123.

MARTENDAL, F., LAGO, S. (2015) "Uma reflexão sobre a Inclusão digital como forma de transformação e capacitação dos indivíduos", I CINGEN, Conferência Internacional de Gestão de Negócios.

OLIVEIRA, A., et al. (2015) "Projeto de Extensão Universitária: Jogos Pré Desportivos Para o Ensino da Bocha Adaptada às Pessoas com Deficiências Múltiplas", ADAPTA, Revista Profissional da Sobama, v. 11, n. 1.

PEREIRA, M., SILVA, T. (2013) "O uso da tecnologia na educação na era digital", Revista Saberes em Rede CEFAPRO de Cuiabá-MT.

RIBEIRO, M. (2007) "Inclusão digital e cidadania", Artigo. UNESP, São Paulo.

SOBRAL, F., et al. (2017) "A Utilização de Role Playing Games Digitais como Ferramenta Complementar no Processo de Aprendizagem de Crianças Deficientes Visuais", Universidade Federal do Paraná.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
RIBEIRO, Cristiane; PORFÍRIO, Danilo; SANTOS, Paulo César dos; KAWASHITA, Ieda; FASSBINDER, Aracele. Um estudo preliminar sobre a influência de um jogo digital de bocha no desempenho e aprendizagem de estudantes com deficiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 616-623. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.616.