Estratégias de acessibilidade e recursos didáticos utilizados em softwares educacionais para surdos: uma revisão de literatura

  • Hellen Luz Universidade Federal do Tocantins
  • Magaly Chaves Universidade Federal do Tocantins
  • George França Universidade Federal do Tocantins
  • David Prata Universidade Federal do Tocantins

Resumo


O presente artigo faz uma revisão de estudos, com o objetivo de conhecer e analisar as estratégias usadas para acessibilidade e para mediação da aprendizagem em softwares desenvolvidos ou utilizados para o ensino e aprendizagem de alunos surdos. Com esse intuito, efetuou-se buscas na base de dados de periódicos nacionais e, posteriormente, realizou-se análise dos resultados encontrados.  A investigação mostrou que o uso de dicionário e tradutores, jogos e exercícios individuais são as principais estratégias utilizadas em softwares para a mediação da aprendizagem do surdo. Em relação à acessibilidade, o uso massivo de imagens como ícones e a utilização de textos curtos são os principais recursos.

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Publicado
28/10/2018
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LUZ, Hellen; CHAVES, Magaly; FRANÇA, George; PRATA, David. Estratégias de acessibilidade e recursos didáticos utilizados em softwares educacionais para surdos: uma revisão de literatura. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 634-642. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.634.