Estratégias de acessibilidade e recursos didáticos utilizados em softwares educacionais para surdos: uma revisão de literatura
Resumo
O presente artigo faz uma revisão de estudos, com o objetivo de conhecer e analisar as estratégias usadas para acessibilidade e para mediação da aprendizagem em softwares desenvolvidos ou utilizados para o ensino e aprendizagem de alunos surdos. Com esse intuito, efetuou-se buscas na base de dados de periódicos nacionais e, posteriormente, realizou-se análise dos resultados encontrados. A investigação mostrou que o uso de dicionário e tradutores, jogos e exercícios individuais são as principais estratégias utilizadas em softwares para a mediação da aprendizagem do surdo. Em relação à acessibilidade, o uso massivo de imagens como ícones e a utilização de textos curtos são os principais recursos.Referências
Almeida, M. E. B., Valente, J. A. (2011) "Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes?", In: São Paulo: Paulus.
Araújo, S., Silveira, D. and Matos, P. (2017) "Avaliação do Software Educacional eSinais no Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa Escrita e da L I B R A S", In: XXIII Workshop de Informática na Escola, page 323. Disponível em:
Barth, C., Santarosa, L. M. C. And Schneider, F. C. et al. (2009) "Construção da Leitura/Escrita em Língua de Sinais de Crianças Surdas em Ambientes Digitais", In: Novas Tecnologias na Educação, V. 7, n.N. 03.
Bersch, R. (2006) "Tecnologia assistiva e educação inclusiva", In: Ensaios Pedagógicos, Brasília: SEESP/MEC, pages 89-94.
Brasil, Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.(2009) Comitê de Ajudas Técnicas Tecnologia Assistiva. – Brasília : CORDE, 138 p.
Brito, B. P. and Ferreira, B. J (2015) "Proposta de uma Ferramenta de Reforço de Vocabulário na Educação de Surdos", In: Novas Tecnologias na Educação, v. 13, n. 1. (CINTED-UFRGS).
Cano, S., Arteaga, J. M., Collazos, C. and et al. (2015) "Aplicación Móvil para el aprendizaje de la lectoescritura con Fitzgerald para niños con discapacidad auditiva", In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 240. Disponível em:
Colling, J. P. and Boscarioli, C. (2014) Avaliação de tecnologias de tradução portuguêslibras visando o uso no ensino de crianças surdas, In: CINTED - Novas tecnologias na educação. v. 12, p. 10. UFRGS.
Cruz, S. M. S. D., Calé, F., Paim, L. and et al. (2017) "Uma ferramenta para auxiliar o ensino da Tecnologia da Informação para surdos", In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 244. Disponível em:
D'ávila, C. (2012) "Interdisciplinaridade e mediação: desafios no planejamento e na prática pedagógica da educação superior", In: Conhecimento & Diversidade, v. 3, n. 6, p. 58-70.
Escudeiro, P. (2015) "Jogos Sérios para Língua Gestual Portuguesa", In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 170. Disponível em:
Freire, P. (1996) "Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente", In: São Paulo: Paz e Terra, p. 90.
Granada, R., Cesário, V., Domingues, D. and et al. (2017) "Dicionário de termos de computação como facilitador no ensino de programação para surdos", In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 1049. Disponível em:
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anisio Teixera. (2017) "Sinopse Estatística da Educação Básica 2017", In: Brasília: Inep, 2018. Disponível em:
Kitchenham, B. and Charters, S. (2007) "Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering". Keele University and Durham University Joint Report, Tech. Rep. EBSE 2007-001, 2007.
Moura, E. R. S. and Oliveira, E. H. T. (2014) "Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da LIBRAS e do Português para surdos", In: III Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 272. Disponível em:
Neto, W. C. B. and Lorenzini, I. P. (2017) "Sistema Tutor Inteligente para Auxílio na Alfabetização de Crianças Surdas em um Contexto Bilíngüe", In: XXIII Workshop de Informática na Escola p . 1 0 . Disponível em:
Pereira, A., Kniphoff, M. E. J. and Frozza, R. (2007) "Ambiente Virtual de Aprendizagem Apoiado por um Agente Pedagógico de Acompanhamento para Alunos PNEEs Surdos", In: Workshop em Informática na Educação, p. 4. Disponível em:
Reinoso, L. and Tavares, O. (2015) "MVLIBRAS: ambiente digital para comunidades de aprendizagem com recursos inclusivos para surdos", In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 772. Disponível em:
Rocha, D. F. S., Santana Pinto, I. B. and Silva, R. A. (2015) "AssistLIBRAS: Uma Ferramenta de Autoria para a Construção de Sinais da LIBRAS", In: Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 23, n. 02, p. 190.
Rocha, P. R., Lima, R., Macedo, R. et al. (2016) "Gamificação: Um aplicativo para o ensino da Língua Brasileira de Sinais", In: V Congresso Brasileiro de Informática na E d u c a ç ã o , p . 8 9 6 . D i s p o n í v e l e m : < h t t p : / / b r -ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7014>. Acesso em: 15 jun. 2018.
Rodrigues, P. R. and Alves, L. R. G. (2014) "Criar e compartilhar games: novas possibilidades de letramento digital para crianças surdas.", In: CINTED- Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 2.
Rodrigues, Y. W S., Silva, N. G. R., Silva, E. V. et al. (2017) "SAEPS: Uma ferramenta de apoio à alfabetização do surdo", In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 4.
Mendonça, A. F. (2009) "Docência online: comunicação mediada por computadores em rede na prática docente", In: XV CIAED – Congresso Internacional Abed de E d u c a ç ã o a D i s t â n c i a . D i s p o n í v e l e m :
Santarosa, L. M. C., Passerino, L., Basso, L. O., et al. (2007) "Acessibilidade em Ambientes de Aprendizagem por Projetos1: construção de espaços virtuais para inclusão digital e social de PNEEs",In: CINTED- Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n. 1.
Santarosa, L. M. C. and Silva, A. A. (2007) "Aquisição da Escrita de Sinais por Crianças Surdas através de Ambientes Digitais", In: CINTED- Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n. 2.
Santos, C. P. and Loose, C. (2017) "Estratégias Tecnológicas de Interação e Mediação para o Ensino de Geometria Espacial: Um Estudo de Caso com Alunos S u r d o s", I n : XXIII Workshop de Informática na Escola, p. 11. Disponível em:
Santos, M. A. R. and Favero, E. L. (2014) "MCHQ-Alfa: Uma Proposta de Ferramenta para Aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação de Surdos Utilizando o Potencial das Histórias em Quadrinhos Mediada por Mapa Conceitual", In: Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 1.
Santos, L. C. M., Miranda, T., Icó, M. A., et al. (2014) "Um jogo para aprender LIBRAS e português nas séries iniciais utilizando a tecnologia da realidade a u m e n t a d a", In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p.1118. Disponível em:
Santos, R. E. S., Magalhães, C. V. C., Maciel, J., et al. (2014) "Informática na educação especial: uma discussão no contexto da educação de surdos", In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 622. Disponível em:
Sarinho, V. T. (2017) "LIBRASZap - Um Jogo Baseado em Mensagens Instantâneas para Avaliação de Conhecimentos na Língua Brasileira de Sinais", In: Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 25, n. 01, p.44.
Sarmento, V., Santos, D. L., Barros, F., et al. (2017) "Pessoas aparecem sinalizando e fica algo bem próximo a realidade: o software Lepê como possibilidade para uso do trabalho docente na educação de surdos". In: XXIII Workshop de Informática na Escola, p . 2 3 5 . D i s p o n í v e l e m : < h t t p : / / w w w . b r -ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7241>. Acesso em: 15 jun. 2018.
Soares, M. I. S., Júnior, C. G. F., Silva, L. C., et al. (2014) "VISUAL JO2: Um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Programação Java a Deficientes Físicos e Auditivos através do Estímulo Visual – Um Estudo de Caso", In: CINTED-Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 2.
Souza, V. C. and Pinto, S. C. C. S. (2007) "Customizando ambientes na web para a língua brasileira de sinais usando web-services", In: Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 15, n. 2. Tavares, O., Reinoso, L. and Almeida, W. (2017) "CAP-APL: plataforma para criação e uso de arquiteturas pedagógicas para aprendizagem de Português e LIBRAS" In:XXIII Workshop de Informática na Escola, p. 466. Disponível em:
Toschi, M. S. (2010) "Leitura na tela: da mesmice à inovação", In: Goiânia: PUC Goiás.
Valente, J. A. (1999) "O computador na sociedade do conhecimento." In: Campinas, SP: Unicamp/NIED, 1999.
Vieira, M. C., Corrêa, Y., Cheiran, J. F. P., et al. (2014) "Contribuições da Teoria da Aprendizagem Multimídia e da Usabilidade para aprendizagem de LIBRAS e Língua Portuguesa por meio de aplicativos móveis.", In: CINTED- Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 2.
Publicado
28/10/2018
Como Citar
LUZ, Hellen; CHAVES, Magaly; FRANÇA, George; PRATA, David.
Estratégias de acessibilidade e recursos didáticos utilizados em softwares educacionais para surdos: uma revisão de literatura. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 634-642.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.634.