Análise de um Jogo Educacional para Mensuração de Habilidades Cognitivas Preditoras do Desenvolvimento de Leitura em Crianças

  • Jucelio Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Monilly Melo Universidade Federal de Campina Grande
  • Dalton Serey Universidade Federal de Campina Grande
  • Jorge César Abrantes de Figueiredo Universidade Federal de Campina Grande
  • Carla Minervino Universidade Federal da Paraíba

Resumo


Um dos principais desafios das escolas é identificar as limitações de leitura em crianças. Esta realidade poderia ser melhorada se os profissionais da educação dispusessem de um recurso que os auxiliassem a detectar limitações na leitura, orientando em métodos interventivos adequados a criança. Para tanto, desenvolvemos um jogo educacional para dispositivos móveis, projetado adequadamente para mensurar as habilidades preditoras de leitura. Neste artigo, apresentamos um estudo para verificar se o jogo proposto consegue distinguir o desempenho de dois grupos amostrais (clínico e escolar) em relação a habilidade e o tempo de resposta das crianças em tarefas de consciência fonológica (aliteração, segmentação e rima), memória visual e coordenação viso-motora. Como resultados, em todas as tarefas do jogo, as crianças pertencentes ao grupo escolar obtiveram desempenho melhor e significativo quando comparadas às crianças de mesma faixa etária e gênero do grupo clínico, e tal observação nos dá fortes indícios de que o jogo consegue distinguir crianças com forte e fraca habilidade de leitura.

Referências


Amaral, N. C. and Costa, P. C. (2011). A informática como auxiliar no tratamento da dislexia. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, (17).

Andrade, D., Tavares, H., and Valle, R. C. (2000). Teoria da Resposta ao Item: Conceitos e Aplicações. ABE, São Paulo, 1 edition.

Catts, H. W. and Kahmi, A. G. (1999). Language and Reading Disabilities. Allyn Bacon, Boston, 1 edition.

Ekhsan, H. M., Ahmad, S. Z., Halim, S. A., Hamid, J. N., and Mansor, N. H. (2012). The implementation of interactive multimedia in early screening of dyslexia. International Conference on Innovation Management and Technology Research, 566–569.pages

Moita, P. M. S. (2013). Avaliação adaptativa em dispositivos móveis das habilidades cognitivas preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças. Master's thesis, Universidade de Lisboa. Instituto de Educação. Faculdade de Ciências. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Metodologias em E-learning, Lisboa.

Santos, J. S.; Costa, R. A.; Souza, R. P.; Pereira, I. B. and Pereira, R. S. O. (2014). Proposta de um jogo educacional para alfabetização de crianças com dislexia. Workshop de Informática na Escola, (20):457–466.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Jucelio; MELO, Monilly; SEREY, Dalton; FIGUEIREDO, Jorge César Abrantes de; MINERVINO, Carla. Análise de um Jogo Educacional para Mensuração de Habilidades Cognitivas Preditoras do Desenvolvimento de Leitura em Crianças. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 643-651. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.643.