Ensinando o pensamento computacional usando linguagens de programação no Alto Sertão da Paraíba

  • Felipe Torres Universidade Federal de Campina Grande
  • Mauro Junior Universidade Federal de Campina Grande
  • Raucy Dantas Universidade Federal de Campina Grande
  • Lucas Mascena Universidade Federal de Campina Grande
  • Adriana Damasceno Universidade Federal de Campina Grande

Resumo


Os computadores são empregados em todos os setores da sociedade e o pensamento computacional é umas das bases para o desenvolvimento das potencialidades de seu uso. No entanto, treinamentos nesta área são raros, principalmente em regiões afastadas de grandes capitais. Isto dificulta a qualificação no mercado de trabalho. Este artigo relata a realização de cursos sobre o pensamento computacional para alunos do ensino médio no interior da Paraíba. Ofertamos 140 vagas ao longo de dois anos, com formação de 89 alunos e caracterizamos o público-alvo a nível socioeconômico, além de avaliar a eficácia do curso depois da inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Referências


(2011). ISTE and CSTA. https://c.ymcdn.com/sites/www.csteachers.org/resource/resmgr/CompThinkingFlyer.pdf. Accessado: 18-01-2017.

(2016). Material didático lúdico: uso da ferramenta Scratch para auxílio no aprendizado de lógica da programação. In Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE), volume 22, pages 359–368.

(2017). Librelogo.org. http://librelogo.org/en/. Accessado: 18-01-2017.

(2018). ATLAS. http://atlasbrasil.org.br/. Accessado: 03-03-2018.

(2018). CETIC. http://data.cetic.br/cetic/. Accessado: 03-03-2018.

Batista, E. J. S., Jr., A. C., Cantero, S., Bogarim, C. A. C., and Larrea, A. A. (2016). Uso do Scratch no ensino de programação em Ponta Porã: das séries inicias ao ensino superior. 22(1):565–574.

Batista, W. P., Chalegre, H. S., Sena, J. P. S., Santos, A. H. M., Santos, D. M. B., Rodrigues, C. A., and Bittencourt, R. A. (2015). Ocinas de Aprendizagem de Programação em uma Escola Pública através do Ambiente Scratch. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 1–10.

Cannon, J. (2014). Python Programming for Beginners: An Introduction to the Python Computer Language and Computer Programming. CreateSpace Independent Publishing Platform.

Costa, A. C., Jullian, R., Mota, C. V. A., Franco, A. A., Muniz, V. H. J., Maia, L. d. L., and Liese, T. M. (2017). Python: Será que é possível numa escola pública de Ensino Médio? Anais do Workshop de Informática na Escola, 23(1):255.

Damasceno, A., Moreira, F., Santos, T., and Alvino, C. (2011). Inclusão digital na cidade de Pombal. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 1689–1698.

Damasceno, A. C., Lopes, M., Andrade, R., Nobrega, S., and Almeida, I. (2016). Descrevendo o uso dos computadores nas escolas públicas da Parába. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(3):47–61.

Lopes, C. C., Duarte, M. d. S. d. S. G., Sousa, E. A. D., de Souza, R. P., and Pereira, I. B. (2016). O Ensino de Algoritmos e Lógica de Programação como uma Ferramenta Pedagógica para Auxiliar a Aprendizagem de Matemática: Um Relato de Experiência. In Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE), volume 22, pages 41–50.

Marji, M. (2014). Learn to Program with Scratch: A Visual Introduction to Programming with Games, Art, Science, and Math. No Starch Press.

Marques, F. P. J. A. (2014). Democracia online e o problema da exclusão digital. Intexto – UFRGS, (30):93–113.

Ramos, F. and Teixeira, L. D. S. (2015). Signicação da Aprendizagem Através do Pensamento Computacional no Ensino Médio: uma Experiência com Scratch. In Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE), volume XXI, pages 217–226.

Ramos, N., Freitas, C., Avila, S., Costa, P. D. P., Testoni, V., and Borin, J. F. (2015). Ensino de Programação para Alunas de Ensino Médio : Relato de uma Experiência. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 1–10.

Rodriguez, C., Zem-Lopes, A. M., Marques, L., and Isotani, S. (2015). Pensamento computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o scratch. In Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE), volume 21, page 62.

Scaico, P. D., de Lima, A. A., Azevedo, S., da Silva, J. B. B., Raposo, E. H., Paiva, L. F., Alencar, Y., Mendes, J. P., and Scaico, A. (2013). Ensino de Programação no Ensino Médio: Uma Abordagem Orientada ao Design com a linguagem Scratch. Revista Brasileira de Informática na Educação, 21(02):92.

Valente, J. A. et al. (1999). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/NIED, pages 11–18.

Wing, J. M. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Philosophical transactions of the royal society of London A: mathematical, physical and engineering sciences, 366(1881):3717–3725.

Publicado
28/10/2018
TORRES, Felipe; JUNIOR, Mauro; DANTAS, Raucy; MASCENA, Lucas; DAMASCENO, Adriana. Ensinando o pensamento computacional usando linguagens de programação no Alto Sertão da Paraíba. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 660-669. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.660.