Ensinando o pensamento computacional usando linguagens de programação no Alto Sertão da Paraíba

  • Felipe Torres Universidade Federal de Campina Grande
  • Mauro Junior Universidade Federal de Campina Grande
  • Raucy Dantas Universidade Federal de Campina Grande
  • Lucas Mascena Universidade Federal de Campina Grande
  • Adriana Damasceno Universidade Federal de Campina Grande

Resumo


Os computadores são empregados em todos os setores da sociedade e o pensamento computacional é umas das bases para o desenvolvimento das potencialidades de seu uso. No entanto, treinamentos nesta área são raros, principalmente em regiões afastadas de grandes capitais. Isto dificulta a qualificação no mercado de trabalho. Este artigo relata a realização de cursos sobre o pensamento computacional para alunos do ensino médio no interior da Paraíba. Ofertamos 140 vagas ao longo de dois anos, com formação de 89 alunos e caracterizamos o público-alvo a nível socioeconômico, além de avaliar a eficácia do curso depois da inserção dos alunos no mercado de trabalho.

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Publicado
28/10/2018
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TORRES, Felipe; JUNIOR, Mauro; DANTAS, Raucy; MASCENA, Lucas; DAMASCENO, Adriana. Ensinando o pensamento computacional usando linguagens de programação no Alto Sertão da Paraíba. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 660-669. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.660.