Práticas de Criação de Aplicativos Móveis como Estratégia para o Empoderamento Feminino
Resumo
Pesquisas têm demonstrado que a participação feminina na área tecnológica é menor quando comparada à representatividade masculina. Além disso, iniciativas que visam maior empoderamento de meninas e mulheres são incentivadas a nível mundial. Nesse cenário, este trabalho relata uma ação para ensino de programação de aplicativos móveis à meninas. A atividade está vinculada a um projeto que discute a violência on-line de gênero em escolas públicas. A metodologia envolveu três encontros com tarefas de design, programação e avaliação. Os resultados mostram que oferecer atividades nesse contexto pode mudar a forma como as meninas enxergam a Computação e pode fomentar o interesse delas pela área.Referências
Gomes, W. F., Louzada, C. S., Nunes, M. A. S. N., Salgueiro, E. M., and Andrade, B. T. (2014). Incentivando meninas do ensino medio a área de ciência da computação usando o scratch como ferramenta. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 20, page 223.
Mattos, F., Ferreira, V., and Anacleto, J. (2016). O ensino de programação com scratch e seu impacto na opção profissional para meninas. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simposio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 27, page 300.
Moreira, J., Mattos, G., Barreto, L., Cavaco, I., and Moreira, R. (2016). Atraindo meninas para a ciência da computação: Métodos e ferramentas. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informatica na Educação , volume 5, page 1255.
Nunes, D. (2015). Educação superior em computação, estatísticas 2015. Sociedade Brasileira de Computação-SBC. Disponível em: http://www. sbc. org. br/documentos-dasbc/summary/133-estatisticas/1074-educacaosuperior-em-Computação-estatisticas-2015 . Acesso em, 6.
ONU Brasil (2015). Transformando nosso mundo: A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Online; Acesso em 12 jun. 2018.
ONU Mulheres (2017). Princípios de empoderamento das mulheres. http://www.onumulheres.org.br. Online; Acesso em 12 jun. 2018.
Pinheiro, A., Franco, J., and Leite, J. (2017). Desenvolvimento do pensamento computacional e discussoes sobre representação feminina na computação: um estudo de caso. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 6, page 1111.
Santos, C. P., Silva, D., Silveira, M., and Ferreira, G. (2017). Desafio de programação para meninas do ensino medio: Um relato de experiência. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 23, page 137.
Publicado
28/10/2018
Como Citar
MOMBACH, Jaline; BONFIM, Cristiane de Lima; MARTINS, Alane; SOUSA, Janara Kalline Leal Lopes de.
Práticas de Criação de Aplicativos Móveis como Estratégia para o Empoderamento Feminino. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 680-689.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.680.