Discutindo a acessibilidade e usabilidade dos Objetos de Aprendizagem na plataforma OBAMA
Resumo
Este artigo investiga a acessibilidade dos Objetos de Aprendizagem que abordam o conteúdo do Tratamento da Informação para os Anos Iniciais e que estão disponíveis no repositório do OBAMA, a partir dos critérios para avaliação de softwares educacionais do Learning Object Review Instrument - versão 2.0 [NESBIT, BELFER, LEACOCK, 2009. Os resultados apontam aspectos a serem observados pelas equipes de projetistas e programadores para o desenvolvimento de OA acessíveis.Referências
Batista, S. D., Carvalho, R. A. de., Oliveira, A. M. D. de., Silva, A. C. N., Oliveira, N. I. de and Maia, D. L. (2017) "OBAMA: um Repositório de Objetos de Aprendizagem para Matemática", In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE2017), Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2017), Recife: WCBIE 2017, p. 300-307.
Cesteros, A. M. (2014) Development of a Spanish Standard for Quality Assessment of Digital Educational Material. Tecnologias del Aprendizaje, IEEE Revista Iberoamericana, 9(4), 151-158.
Cook, D. J., Mulrow, C. D. and Haynes, R. B. (1997) Systematic reviews: synthesis of best evidence for clinical decisions. Annals of Internal Medicine, v.126, n.5, pp.376-380.
Fenton, G. (2014). Involving a young person in the development of a digital resource in nurse education. Nurse education in practice, 14(1), p. 49-54.
Fernández-Pampillón, A. M. (2013) A new AENOR project for measuring the quality of digital educational materials. Proceedings of the First International Conference on Technological Ecosystem for Enhancing Multiculturality (pp. 133-139). ACM.
Gil, A. C. (2007) "Didática do ensino superior". São Paulo: Atlas, 2007
Gürer, M. D., and Yıldırım, Z. (2014) Effectiveness of Learning Objects in Primary School Social Studies Education: Achievement, Perceived Learning, Engagement and Usability. EGITIM VE BILIM-EDUCATION AND SCIENCE, 39(176), 131-143.
Laplane, A. L. F and Batista, C. G. (2008) Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola. Caderno Cedes, Campinas, v. 28, n. 75, p. 209-227.
Marzal, M. A., and Pedrazzi, S. (2015) Educational potential of topic maps and learning objects for m-learning in the knowledge society. Transinformação, 27(3), p. 229-244.
Nesbit, J. C., Belfer, K., and Leacock, T. (2009) "Learning object review instrument (LORI)". User Manual. E-Learning Research and Assessment Network (eLera) - Portal for Online Objects in Learning (POOL), 2009. Disponível em:
Nielsen, J. (1993) Usability Engineering. Boston, MA: Academic Press.
Nielsen, J. (2005) "Ten Usability Heuristics". Disponível em:
Torres, E. and Mazzoni, A. A. (2004) Conteúdos digitais multimídia: o foco na usabilidade e acessibilidade. Revista Ciência da Informação, v. 33, n. 2, p. 152 – 160.
W3C. Web Content Accessibility Guidelines 1.0. 1999. Dispível em:
Wiley, D. A. (2002) Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and a taxonomy. In: WILEY, David A. (Ed.). The instructional use of learning objects. Bloomington: AECT. Disponível em: http://reusability.org/read/. Acesso em: 02 jul. 2018.
Publicado
28/10/2018
Como Citar
VIANA, Flávia; SILVA, Layse Kelly Santos da; AZEVEDO, Ivanilka Lima de; VIANA, Joao.
Discutindo a acessibilidade e usabilidade dos Objetos de Aprendizagem na plataforma OBAMA. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 690-699.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.690.