A Arte de Ensinar Matemática com Uso das Tecnologias Digitais

  • Antonio Oliveira Universidade Federal do Maranhão

Resumo


O presente estudo mostra os resultados de um experimento prático com o objetivo específico de observar o papel das tecnologias digitais no desenvolvimento da criatividade matemática à luz da teoria da construção do conhecimento. A partir de um estudo de caso, foi feita uma análise dos resultados de uma intervenção empírica com 20 alunos do primeiro ano de uma escola pública estadual. Os resultados parciais mostraram o potencial de criatividade para o ensino e aprendizagem de matemática.

Referências


Alencar, E. M. L. S.; Faria M. F. B.; Fleith, D. S. (Orgs.). (2010). "Medidas de criatividade: teoria e prática". 1. ed. Porto Alegre: Artmed, v. 1, p. 160.

Lubart, T. (2007). "Psicologia da criatividade". Tradução de Márcia Conceição Machado Moraes. Porto Alegre: Artmed.

Mann, E. L. (2006). "Creativity: The Essence of Mathematics". In. Journal for the Education of the Gifted, v. 30, n. 2, p. 236-260.

Morais, C.; Pereira, R.; Miranda, L. (2010). "Aprender matemática em ambientes online". EDUTEC, Bilbao: Universidad del País Vasco, .

Oliveira, A. N. et al. (2016). "O uso das Tecnologias Digitais no apoio a construção do conhecimento matemático". In: Anais do XXII Workshop de Informática na Escola, Uberlândia-MG. p. 191-200, .

Paiva, J.; Amado, N.; Carreira, S. (2014). "The Role of Peer and Computer Feedback in Student's Problem Solving". In. Technology, Creativity and Affect in Mathematical Problem Solving, p. 59.

Papert, S. (2010). "A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática". Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artmed.

Royo, M. P.; Giménez, J.; Montillivi, I. N. S. (2014). "Electronic Forums: An Added Value When Solving Initial Algebraic Problems". In. Technology, Creativity and Affect in Mathematical Problem Solving, p. 84.

Türegün, M.; Conde, L. (2014). "The Role of Using Technology and Creativity in Developing Positive Dispositions Toward Mathematical Problem Solving". In: Technology, Creativity and Affect in Mathematical Problem Solving, p. 108.
Publicado
28/10/2018
OLIVEIRA, Antonio. A Arte de Ensinar Matemática com Uso das Tecnologias Digitais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 700-704. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.700.