EQ_Robô: Uma tecnologia digital para a demonstração prática de equações em aulas de Matemática
Resumo
Este artigo propõe uma tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) na educação, denominada EQ_Robô, que pode ser utilizada para a demonstração prática de equações em aulas de Matemática, sendo o seu objetivo facilitar a aprendizagem dos conceitos pelos alunos por meio de uma metodologia de ensino mais situada e lúdica do que as abordagens tradicionais. O projeto é aberto e de baixo custo, sendo que a sua premissa é que os alunos estabeleçam a lógica de controle dos movimentos de um robô através de uma equação aritmética, comandando então o sistema a partir dos sinais enviados por sensores ultrassônicos.Referências
Arduino. "Site institucional". Disponível em:
Barbosa, Fernando da Costa; et al. "Robótica educacional em prol do ensino de matemática". In: Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE), 2015.
Mataric, Maja J.; et al. "Introdução à robótica". São Paulo: UNESP/BLUCHER, 2014
Medeiros Filho, Dante A.; Gonçalves, Paulo C. "Robótica Educacional de Baixo Custo: Uma Realidade para as Escolas Brasileiras". In: Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE), 2008.
Papert, Seymour. "A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática". Porto Alegre: Artmed, 2008.
Santos, Icleia; Medeiros, Luciano Frontino de. "Robótica com Materiais Recicláveis e a Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: Estudo Experimental no Ensino Fundamental". In: Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE), 2017.
Vergnaud, Gárard. "La théorie des champs conceptuels". Recherches en Didactique des Mathámatiques, vol. 10, nº 23, p. 133-170, 1991.
Publicado
28/10/2018
Como Citar
PENIDO, Édilus; MIRANDA, Marcio; SILVA, Carlos Eduardo Paulino; JESUS, Ângelo; PAULA, Suelen.
EQ_Robô: Uma tecnologia digital para a demonstração prática de equações em aulas de Matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 705-709.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.705.