EQ_Robô: Uma tecnologia digital para a demonstração prática de equações em aulas de Matemática

  • Édilus Penido Instituto Federal de Minas Gerais
  • Marcio Miranda Instituto Federal de Minas Gerais
  • Carlos Eduardo Paulino Silva Instituto Federal de Minas Gerais
  • Ângelo Jesus Instituto Federal de Minas Gerais
  • Suelen Paula Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Resumo


Este artigo propõe uma tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) na educação, denominada EQ_Robô, que pode ser utilizada para a demonstração prática de equações em aulas de Matemática, sendo o seu objetivo facilitar a aprendizagem dos conceitos pelos alunos por meio de uma metodologia de ensino mais situada e lúdica do que as abordagens tradicionais. O projeto é aberto e de baixo custo, sendo que a sua premissa é que os alunos estabeleçam a lógica de controle dos movimentos de um robô através de uma equação aritmética, comandando então o sistema a partir dos sinais enviados por sensores ultrassônicos.

Referências


Arduino. "Site institucional". Disponível em: . Acesso em: <21/05/2018>.

Barbosa, Fernando da Costa; et al. "Robótica educacional em prol do ensino de matemática". In: Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE), 2015.

Mataric, Maja J.; et al. "Introdução à robótica". São Paulo: UNESP/BLUCHER, 2014

Medeiros Filho, Dante A.; Gonçalves, Paulo C. "Robótica Educacional de Baixo Custo: Uma Realidade para as Escolas Brasileiras". In: Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE), 2008.

Papert, Seymour. "A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática". Porto Alegre: Artmed, 2008.

Santos, Icleia; Medeiros, Luciano Frontino de. "Robótica com Materiais Recicláveis e a Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: Estudo Experimental no Ensino Fundamental". In: Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE), 2017.

Vergnaud, Gárard. "La théorie des champs conceptuels". Recherches en Didactique des Mathámatiques, vol. 10, nº 23, p. 133-170, 1991.
Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
PENIDO, Édilus; MIRANDA, Marcio; SILVA, Carlos Eduardo Paulino; JESUS, Ângelo; PAULA, Suelen. EQ_Robô: Uma tecnologia digital para a demonstração prática de equações em aulas de Matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 705-709. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.705.