Letramentos digitais na formação de professores de inglês

  • Marcus Araújo Universidade Federal do Pará

Resumo


Este artigo tem por objetivo investigar o fomento de práticas de letramentos digitais de dezoito alunos-professores a partir de uma disciplina curricular acadêmica do curso de Letras-Inglês. Com relação à metodologia, esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso e utiliza como instrumentos de pesquisa três questionários, uma entrevista, relatos reflexivos, autoavaliação e notas de campo do pesquisador. Os resultados apontam que uma disciplina curricular acadêmica específica sobre tecnologias tem papel relevante no curso de Letras-Inglês, pois promoveu o letramento digital dos participantes por meio da familiarização crítica e reflexiva de diversas interfaces tecnológicas digitais para propósitos educacionais, que eram desconhecidas por eles no início da disciplina.

Referências


Araújo, M. S. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Fins Educacionais na Formação Inicial de Professores de Inglês. 2017. 244 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2017.

Bardin, I. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70, São Paulo.

Kenski, V. M. (2013). Tecnologias e tempo docente. Papirus, Campinas.

Santiago, L. B. M.; NASCIMENTO, M. D. R.; Sampaio, R. M. L. O uso das tecnologias digitais na busca da superação do analfabetismo. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 2016, Uberlândia. Anais...Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2016, p. 800-809.

Santos, L. M. A. Panorama das pesquisas sobre TDIC e formação de professores de língua inglesa em LA: um levantamento bibliográfico a partir da base de dissertações/teses da CAPES. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 13, n. 1, p. 15-36, 2013.

Savage, M. and Barnett, A. (2015). Digital literacy for primary teachers. Critical Publishing, Great Britain.

Stake, R. E. (1995). The art of case study research. SAGE Publications, London.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
ARAÚJO, Marcus. Letramentos digitais na formação de professores de inglês. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 715-719. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.715.