Objeto de Aprendizagem para formação de professores de uma rede de escolas brasileiras

  • Luciana Azevedo UFRN
  • Lorena Sousa UFRN
  • Apuena Gomes UFRN

Resumo


Este artigo trata do processo de desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem (OA) destinado à formação de professores de uma rede de escolas brasileira para o uso das Tecnologias Digital da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem. A plataforma disponibilizará indicações de aplicativos, softwares, compartilhamento e elaboração de planos de aula, tendo como base a concepção interacionista/construtivista e behaviorista. A construção do OA está centrada na metodologia Addie de Filatro (2008) e pretende-se que esse objeto contribua de forma positiva na formação dos professores, fazendo com que eles apliquem novas ferramentas de TDIC em suas metodologias de ensino.

Referências


Andrade. G. do C. (2013) "A formação dos professores para o uso das TICs na Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora/MG", Dissertação apresentada à Universidade Federal de Juiz de Fora/MG.

Beira, D. G.; Nakamoto, P. T. (2016) "A Formação docente inicial e continuada prepara os Professores para o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula?", In: Anais do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

Borges, S. de S. et al. (2014) "A systematic mapping on gamification applied to education", In: Proceedings of the 29th Annual ACM Symposium on Applied Computing. ACM, p. 216-222.

Filatro, A. (2008) "Design Instrucional na prática", São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Lévy, P. (1993) "As Tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento na era da informática". Rio de Janeiro: Editora 34.

Machado, L. L.; Silva, J. T. (2005) "Objeto de aprendizagem digital para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Técnico em Informética." Renote: Revista Novas Tecnologias na Educação, Rio Grade do Sul, v. 3, n.3.

Maia, D. L. et al. (2016) "Formação Inicial Docente para as TDIC: Análise a Partir do Curso de Pedagogia do Campus Central da UFRN", In: Anais do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

Mendes, R. M.; Souza, V. I.; Caregnato, S. E. (2013) "A propriedade intelectual na elaboração de objetos de aprendizagem", In: Anais XI CINFORM: Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação. Disponível em . Acesso em 4 jul. 2018.

Mercado, L. P. L. (1998) "Formação docente e novas tecnologias", In: IV Congresso da Rede Iberoamericana de Informática Educativa.

Skinner. B. F. (1974) "Sobre o Behaviorismo", Editora Cultrix, São Paulo.

Torrão, S. (2009) "Produção de objetos de aprendizagem para e-learning", In: Workshop FEUP, uTICM. Disponível em: . Acesso em 04 jul. 2018.

Wiley, D. (2000) "Learning object design and sequencing theory", PhD Thesis, Brigham

Young University, USA. Disponível em Acesso em 25 jun. 2018.
Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
AZEVEDO, Luciana; SOUSA, Lorena; GOMES, Apuena. Objeto de Aprendizagem para formação de professores de uma rede de escolas brasileiras. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 720-724. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.720.