Gamificando a sala de aula: desafios e possibilidades em uma disciplina experimental de Pensamento Computacional no ensino fundamental
Resumo
O uso de elementos de jogos na educação, quando bem planejado, torna o fracasso interessante e mantém os participantes engajados e otimistas. De acordo com a literatura, essas características são relevantes em experiências introdutórias de programação. O presente estudo relata uma experiência em andamento que investiga o uso da gamificação em uma disciplina de pensamento computacional no ensino fundamental. Os resultados iniciais encontrados mostram que a abordagem desenvolvida, apesar de ser considerada divertida não se mostra suficientemente engajadora para os alunos mais velhos.
Referências
Alves, L. R. G., Minho, M. R. S. e Diniz, M. V. C. (2014). Gamificação: diálogos com a educação. In: Fadel, L. M. et al. (Org.). "Gamificação na Educação" (pp. 74-97). São Paulo, Pimenta Cultural.
Bartle, R. (1996). Hearts, clubs, diamonds, spades: Players who suit MUDs. Journal of MUD research, v. 1, n. 1, p.19.
Borges, S. D. S., Reis, H. M., Durelli, V. H., Bittencourt, I. I., Jaques, P. A., e Isotani, S. Gamificação aplicada à educação: um mapeamento sistemático. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE. 2013. p. 234.
Brito, A., e Madeira, C. XP & Skills: gamificando o processo de ensino de introdução a programação. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 1124.
Campos, A., Gardiman, R., e Madeira, C. (2015) Uma ferramenta gamificada de apoio à disciplina introdutória de programação. In: XXIII Workshop sobre Educação em Computação. Maceió: Alagoas.
Chou, Y.(2015)."Octalysis: Complete gamification framework". Disponível em: http://www.yukaichou.com. Junho, 2017.
Falcão, A. P., Leite, M. D., e Tenório, M. M. (2014). Ferramenta de apoio ao ensino presencial utilizando gamificação e design de jogos. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE. p. 526.
Fiqueiredo, M., Paz, T., e Junqueira, E. (2015) Gamificação e educação: um estado da arte das pesquisas realizadas no Brasil. In: IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Maceió: Alagoas.
Gomes, T. C. S., Tedesco, P. C. A. R. e Melo, J. C. B. (2016) Jogos no Design de Experiências de Aprendizagem de Programação Engajadoras. In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação Anais da Jornada de Atualização em Informática na Educação. Uberlândia: Minas Gerais.
Guzdial, M. (2015) Learner-Centered Design of Computing Education: Research on Computing for Everyone. Synthesis on Human-Centered Informatics. Morgan & Claypool Publishers.
Lee, J. J. ; Hammer, J. Gamification in Education: What, How, Why Bother? . 2011.
Lima, Y. C. C. A. (2017) "Gamificação na educação básica: a construção de um modelo". Dissertação de Mestrado. Centro de Informática: Universidade Federal de Pernambuco. Recife, Pernambuco.
Maekawa, C., Nagai, W., e Izeki, C.Relato de Gamificação da disciplina Projeto e Análise de Algoritmos do curso de Engenharia de Computação. (2015) In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Maceió: Alagoas.
McGonigal, J. (2012) A realidade em jogo. Rio de Janeiro: Editora Best Seller.
Raposo, E. H. S., e Dantas, V. (2016) O Desafio da Serpente Usando gamification para motivar alunos em uma disciplina introdutória de programação. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. p. 577.
Schlemmer, E. e Lopes, D. Q. (2016) Avaliação da aprendizagem em processos gamificados: desafios para apropriação do método cartográfico. In: Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Alves, L. e Coutinho, I. J (Orgs.). Campinas: Editora Papirus.
Silva, T., Melo, J., e Tedesco, P. (2016) Um modelo para promover o engajamento estudantil no aprendizado de programação utilizando gamification. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p.71.
Veen, W., e Vrakking, B. Homo Zappiens: educando na era digital. Artmed Editora, 2009.