Um Relato de Experiência da Aplicação de Gamificação e Game Design com Professores

  • Thiago Reis Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma experiência na disciplina de Informática Educacional com professores do ensino infantil e fundamental da rede pública de ensino do Maranhão, alunos do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) do curso de Biologia para a utilização de etapas iniciais do Game Design e Gamificação. Os professores demonstraram compreender os conceitos apresentados, além de manterem-se engajados na realização das atividades. As análises sugerem que a Gamificação e o Game Design favorecem a apresentação dos conteúdos e se manifestam como uma possibilidade relevante para o ensino e aprendizagem das disciplinas.

Referências

Araújo, G. G.; Silva, T. R.; Aranha, E. H. S. (2016) "A Construção de Jogos Digitais na Escola: um Relato de Experiência na Formação de Professores". In: Workshop de Informática na Escola – WIE, p.161-170, Uberlândia – MG.

Bittar, M. (2011) "A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática". In: Educar em Revista: Editora UFPR, Curitiba, Brasil, n.1, p. 157-171.

Gatti, B. A. (2016) "Formação de professores: condições e problemas atuais". In: Revista Internacional de Formação de Professores – RIPF, v.1, n.2, p.162-170.

Kapp, K. (2012) "The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education". Pfeiffer, 2012.

Procópio, E. R. (2011) "Formação de professores e tecnologias: implicações da educação a distância na prática docente". (Dissertação) Universidade Federal de Juiz de Fora, 139p.

Sant'Anna, H. C.; Neves, V. B. (2012) "Scratch Day UFES: oficina itinerante de introdução a programação para professores". In: IV Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação, Recife – PE.

Schell, J. (2008) "The Art of Game design: A Book of Lenses". Burlington: Elsevier.

Silva, T. R.; Araújo, G. G.; Fernandes, J. V. O.; Aranha, E. H. S. (2014) "Oficinas de Gamificação: um relato de experiência com professores do ensino básico". In: Congresso Internacional de Informática Educativa – TISE, p.678-683.

Seixas, L. R.; Gomes, A. S.; Melo Filho, I. J.; Rodrigues, R. L. (2014) "Gamificação como Estratégia no Engajamento de Estudantes do Ensino Fundamental". In: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE. Dourados – MS.

Santos, W. O.; da Silva, A. P.; Silva Junior, C. G. (2014) "Conquistando com o Resto: Virtualização de um Jogo para o Ensino de Matemática". In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE. p. 317-321.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Thiago Reis. Um Relato de Experiência da Aplicação de Gamificação e Game Design com Professores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 51-60. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.51.