Reportando Problemas Ambientais: Desenvolvimento de Vídeos Utilizando Stop Motion

  • Emily Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Andréa Mendonça Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Laís Cássia Monteiro de Souza Barreto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas

Resumo


Muitos alunos possuem a crença de que as consequências dos problemas ambientais não os afetarão diretamente e desenvolver uma reflexão crítica sobre estes assuntos ainda é um desafio. Para superar esse desafio, desenvolvemos uma estratégia de ensino onde os alunos utilizaram a técnica de animação Stop Motion para produzir vídeos retratando os problemas ambientais locais a partir da observação do Parque Municipal Nascentes do Mindu, em Manaus-Amazonas. Como resultado, foram produzidos dois vídeos que tratam sobre os problemas observados. Esta experiência trouxe perspectivas para diferentes trabalhos que incluem a criação de um acerto de vídeos sobre problemas ambientais retratados pelos próprios estudantes.

Referências

BRASIL (2000), Lei. 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art, v. 225, n. 1, 2000.

______. (2001) Panorama da educação ambiental no ensino fundamental / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC; SEF, 2001. 149 p.: il.

______. (1998) Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. 138 p.

______. (2016) Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMMAS. Áreas Protegidas. Prefeitura de Manaus. Disponível em: http://semmas.manaus.am.gov.br/areas-protegidas/. Acesso em: 07/04/2016.

CASSIANO, K. R. M.; COSTA, R. C. (2012). Análise geográfica de áreas de risco em bacias hidrográficas urbanizadas: a bacia do Mindu em Manaus (AM). Territorium: Revista Portuguesa de riscos, prevenção e segurança, n. 19, 2012.

DE FREITAS, N. A. et al. Prática pedagógica com celular e Stop-motion em interdisciplinaridade com Artes. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2016. p. 953.

DE MELO, S. K. S.; DA SILVA, J. R. R. T.; LEÃO, M. B. C. (1986). Elaboração de um Vídeo Didático Baseado na História da Química para o Ensino da Lei de Boyle. Enseñanza de las Ciencias, v. 4, n. 2, p. 111-121, 1986.

DRAY, W. T.; SIMONETTI, S. R. (2012). As Trilhas Interpretativas do Parque do Mindu em Manaus – AM: utilização e conservação. Caxias do Sul. In: Anais Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul. 16 a 17 de novembro de 2012. Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul - RS, 2012.

FARACHE, A. (2011). A fascinante ilusão de movimento. .Net, Pernambuco, out. 2011. Revista Continente. Disponível em: <link>. Acesso em: 30/11/2016.

LIMA, G. H. et al. (2015). Animações STOP MOTION no estudo contextualizado do Sistema Digestivo para o ENEM. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), águas de Lindóia – SP, 2015. Disponível em: http://www.xenpec.com.br/anais2015/lista_area_05.htm. Acesso em: 19/11/2016.

LIMA, L. G.; DA COSTA CAMILLO, Wladimir (2015). Desenho Animado e Interdisciplinaridade: Técnica de Stop Motion para Fixação de Conteúdos de Química. Seminário Mídias & Educação, n. 1, 2015.

OLIVEIRA, M. V.; RODRIGUES, L. C.; QUEIROGA, A.. Material didático lúdico: uso da ferramenta Scratch para auxílio no aprendizado de lógica da programação. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2016. p. 359.

OLIVEIRA, N. R., et al. (2014). Stop Motion: uma ferramenta lúdica no processo de avaliação do ensino das ligações químicas. In: Congresso Internacional PDVL. 2014. p. 1-6.

PINHEIRO, R. F. (2009). Atividade física e ambiente urbano: lazer e desporto no entorno do Igarapé do Mindu-Manaus/AM. Dissertação para obtenção do título de mestre em Ciência do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Manaus – AM, 2009.

VALENTI, M. W. et al. Educação ambiental em unidades de conservação: políticas públicas e a prática educativa. Educação em Revista, v. 28, n. 1, p. 267-288, 2012.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Emily; MENDONÇA, Andréa; BARRETO, Laís Cássia Monteiro de Souza. Reportando Problemas Ambientais: Desenvolvimento de Vídeos Utilizando Stop Motion. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 61-70. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.61.