Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Extensão Universitária: Projeto Redação ENEM

  • Juliana Wolf Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcelo R. B. Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marilde T. P. Santos Universidade Federal de São Carlos
  • Cláudia R. T. Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Daniel M. T. Leite Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Iara N. S. Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Adriana V. Nunes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiência do desenvolvimento, disponibilização e avaliação de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em projetos de extensão universitária. O estudo em questão trata da concepção e implementação de TDIC, suas aplicações e análise de seus resultados no Projeto de Extensão Redação ENEM, realizado entre a universidade e escolas de ensino médio. Com a avaliação das TDIC em ações de extensão, os resultados mostraram alto grau de satisfação do público alvo atingido. Isso reforça o impacto positivo do uso da tecnologia aplicada ao processo de ensino e aprendizagem em ações de políticas públicas para a sociedade.

Referências

Almeida, M. E. B. d. (2010). Tecnologia e educação a distância: Abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação a Distância, page 6.

Dillenburg, D. J. and Teixeira, A. C. (2011). Uma proposta de avaliação qualitativa em ambientes virtuais de aprendizagem. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 1.

Franciscato, F. T., Ribeiro, P. d. S., Mozzaquatro, P. M., and Medina, R. D. (2008). Avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem moodle, teleduc e tidia-ae: um estudo comparativo, ppgi/ufsm. RENOTE, 6(2).

Galafassi, F. P., Gluz, J. C., and Galafassi, C. (2013). Análise crítica das pesquisas recentes sobre as tecnologias de objetos de aprendizagem e ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, 21(3):41–52.

Garrison, D. R. and Kanuka, H. (2004). Blended learning: Uncovering its transformative potential in higher education. The internet and higher education, 7(2):95–105.

Hylén, J. (2006). Open educational resources: Opportunities and challenges. Proceedings of Open Education, pages 49–63.

Lévy, P. (2007). A Inteligência coletiva. Edições Loyola.

Okada, A. (2014). Mapas do conhecimento com recursos educacionais abertos aplicados à coaprendizagem baseada em coinvestigação.

Otsuka, J. L., dos Santos, E. G. C., de Souza Gracioso, L., Rosales, G. C. M., and Kawakami, C. (2015). Livre saber (lisa): um repositório de recursos educacionais abertos de cursos a distância. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(1).

Ramos, J. L. C., da Silva, R. F. P., Silva, J. C. S., and Gomes, A. S. (2014). Adoção de blended learning: vericação do potencial de ampliação na universidade federal do vale do são francisco. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 20, page 36.

Reategui, E. and Finco, M. D. (2010). Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos. RENOTE, 8(3).

Ribeiro, E. N., Mendonça, G. d. A., and Mendonça, A. F. (2007). A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da ead. In Anais do 13o Congresso Internacional de Educação a Distância. Curitiba, Brasil.

Richter, T. and McPherson, M. (2012). Open educational resources: education for the world? Distance education, 33(2):201–219.

Silveira, M. S. and Carneiro, M. L. F. (2012). Diretrizes para a avaliação da usabilidade In Brazilian Symposium on Computers in Education de objetos de aprendizagem.(Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 23.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Juliana Wolf; GONÇALVES, Marcelo R. B.; SANTOS, Marilde T. P.; OLIVEIRA, Cláudia R. T.; LEITE, Daniel M. T.; LIMA, Iara N. S.; NUNES, Adriana V.. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Extensão Universitária: Projeto Redação ENEM. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 98-107. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.98.