Características do Pensamento Computacional Desenvolvidas em Aprendizes do Ensino Médio por meio de Atividades Makers

  • Julia Metzger Universidade do Vale do Itajaí
  • André Raabe Universidade do Vale do Itajaí
  • André L. M. Santana Universidade do Vale de Itajaí
  • Eduardo Gomes Universidade do Vale de Itajaí
  • Felipe T. Souza Universidade do Vale do Itajaí
  • Gustavo Ramos Universidade do Vale do Itajaí
  • Larissa Cucco Universidade do Vale do Itajai
  • Marli V. Vieira Universidade do Vale de Itajaí

Resumo


O artigo relata e promove reflexões acerca da aprendizagem e do potencial de atividades makers para desenvolver do pensamento computacional. Apresenta um projeto inspirado na aprendizagem construcionista e realizado com estudantes do ensino médio. São apresentados os projetos desenvolvidos pelos aprendizes seguidos de reflexões apoiadas nos registros e nas observações realizadas no processo de criação, visando identificar diferentes características do Pensamento Computacional (CSTA, 2016). Os resultados indicam que atividades makers em ambientes construcionistas estimulam características como formulação de problemas, identificação, análise e implementação de soluções, generalização e transferência para outros problemas.

Referências

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Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3),33-35.
Publicado
27/10/2017
METZGER, Julia; RAABE, André; SANTANA, André L. M.; GOMES, Eduardo; SOUZA, Felipe T.; RAMOS, Gustavo; CUCCO, Larissa; VIEIRA, Marli V.. Características do Pensamento Computacional Desenvolvidas em Aprendizes do Ensino Médio por meio de Atividades Makers. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 145-154. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.145.