Aplicando o group storytelling no compartilhamento de experiências e na avaliação em sala de aula

  • Bruno Lage Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Juliana França Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Angélica Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Adriana Vivacqua Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Marcos Borges Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo


Contar uma história é uma ótima oportunidade de ensinar àquele que procura o conhecimento ou busca construí-lo. Porém, quando contada em grupo a história tem o potencial de várias visões e opiniões, com conhecimentos e percepções muito maiores incutidos. Em sala de aula, ela é um ótimo meio de transferir conhecimento, mas quando busca-se verificar o aprendizado, bem como a aceitação de métodos de ensino e de objetos de aprendizagem, a história construída de forma colaborativa pelos alunos pode mostrar-se um instrumento eficiente para os professores. Esta pesquisa aplica a técnica de group storytelling na validação da aprendizagem dos conteúdos em uma disciplina orientada à projetos da graduação. As histórias construídas colaborativamente pelos alunos da disciplina foram analisadas e discutidas pelos docentes, com o objetivo de extrair informações que validem ou refutem a estruturação e conteúdo da disciplina. As conclusões mostram que a técnica é viável para a disciplina como instrumento de avaliação e aprimoramento, mas precisa ser um exercício contínuo e não pontual.

Referências

Acosta, C. E., Collazos, C. A., Guerrero, L. A., et al. (2004). StoryMapper: A Multimedia Tool to Externalize Knowledge. In Proceedings, XXIV international conference of the Chilean Computer Science Society (SCCC 2004).

CMap. Home – Cmap. http://cmap.ihmc.us/, [Acesso em jun 2017].

Fink, L. D. (2013). Creating significant learning experiences: an integrated approach to designing college courses. Revised and updated edition ed. San Francisco: Jossey-Bass.

Guterres, J. P. D. e Silveira, M. S. (2016). Analisando o cenário brasileiro de pesquisa de objetos de aprendizagem. In XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016).

Haigh, C. e Hardy, P. (2011). Tell me a story — a conceptual exploration of storytelling in healthcare education. Nurse Education Today, v. 31, n. 4, p. 408–411.

Krom, C. L. e Williams, S. V. (2011). Tell me a story: Using creative writing in introductory accounting courses to enhance and assess student learning. Journal of Accounting Education, v. 29, n. 4, p. 234–249.

Lage, B. B. e Quintanilha, C. C. (2010). Sofia 2.0: A maturação de um arcabouço para soluções de group storytelling através de uma instanciação avant-garde. Projeto Final DCC, UFRJ, RJ.

Luz, C. M. (2008) Sofia Um arcabouço para o desenvolvimento de ferramentas de group storytelling. Dissertação (Mestrado em Informática) IM/NCE, UFRJ, RJ.

Molina, A. I., Redondo, M. A., Lacave, C. e Ortega, M. (2014). Assessing the effectiveness of new devices for accessing learning materials: An empirical analysis based on eye tracking and learner subjective perception. Computers in Human Behavior, v. 31, p. 475–490.

Padilla-Zea, N., Gutiérrez, F. L., López-Arcos, J. R., Abad-Arranz, A. e Paderewski, P. (2014). Modeling storytelling to be used in educational video games. Computers in Human Behavior, v. 31, p. 461–474.

Pimentel, M. and Fuks, H. (2012). Sistemas colaborativos.

Rambe, P. e Mlambo, S. (2014). Using digital storytelling to externalise personal knowledge of research processes: The case of a Knowledge Audio repository. The Internet and Higher Education, v. 22, p. 11–23.

Salim, R; Dias, a. F.S., França, J.B., 1, Lage, B., Borges, M.R. O uso de storytelling para apoiar o compartilhamento de conhecimento. In Congresso Brasileiro de Informática e Educação (CBIE 2016).

Santos Green, L. (2013). Language learning through a lens: The case for digital storytelling in the second language classroom. School Libraries Worldwide, v. 19, n. 2, p. 23–36.

Sax, B. (2006). Storytelling and the "information overload." On the Horizon, v.14, n.4, p.165–170.

Sofia 2.0. http://labemergencia.ddns.com.br:8090/sofia2.0/, [Acesso em jun 2017].

Souza, A. e Schneider, H. (2016). Aprendizagem colaborativa e conectivismo pedagógico no Facebook. In XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016).

Tekkumru Kisa, M. and Stein, M. K. (2015). Learning to See Teaching in New Ways: A Foundation for Maintaining Cognitive Demand. American Educational Research Journal, v. 52, n. 1, p. 105–136.

Valle, C., Prinz, W. e Borges, M. (2002). Generation of group storytelling in post-decision implementation process. In The 7th International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
LAGE, Bruno; FRANÇA, Juliana; DIAS, Angélica; VIVACQUA, Adriana; BORGES, Marcos. Aplicando o group storytelling no compartilhamento de experiências e na avaliação em sala de aula. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 165-174. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.165.