Explorando as possibilidades do Sphero em um ambiente educacional

  • Bruna Panaggio Universidade de Campinas (Unicamp) / Instituto de Pesquisas Eldorado
  • Maria Cecília Baranauskas Universidade de Campinas (Unicamp)

Resumo


As interfaces tangíveis, quando usadas para incrementar atividades didáticas, podem auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. É possível utilizar o Sphero, um dispositivo disponível no mercado que ainda não foi tão explorado nos ambientes educacionais, como uma interface tangível. Neste trabalho, um estudo exploratório foi conduzido em uma unidade de ensino para avaliar as possibilidades do uso desse dispositivo no contexto da educação, visando entender se tal atividade pode ser divertida e motivadora para crianças.

Referências

Bradley, M. M. e Lang, P. J. (1994) "Measuring emotion: the self-assessment manikin and the semantic differential". In Journal of behavior therapy and experimental psychiatry, 25 (1), 49-59.

Carbajal. M. L. e Baranauskas, M. C. C. (2015) "TaPrEC: Desenvolvendo um ambiente de programação tangível de baixo custo para crianças". In Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE.

Carroll, L. (1865) "Alice's Adventures in Wonderland". MacMillan.

Falcão, T. P. e Gomes, A. S. (2007) "Interfaces Tangíveis para a Educação". In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 579-589.

Gonzalez, B., Adams, A. T. e Latulipe, C. (2014) "SonicExploratorium: an interactive exhibit of sonic discovery". In CHI '14 Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems (CHI EA '14). ACM, New York, NY, USA, 395-398.

Horn, M. S., Solovey, E. T., Crouser, R. J. e Jacob, R. J. (2009) "Comparing the use of tangible and graphical programming interfaces for informal science education". In Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems (Boston, USA, April 04-09, 2009). CHI '09. ACM, New York, NY, 975-984.

Huang, Y., Gross, M. D., Do, E. Y. e Eisenberg, M. (2009) "Easigami: a reconfigurable folded-sheet TUI". In Proceedings of the 3rd International Conference on Tangible and Embedded Interaction (TEI '09). ACM, New York, NY, USA, 107-112.

Ishii, H. e Ullmer, B. (1997) "Tangible bits: towards seamless interfaces between people, bits and atoms". In Proc. SIGCHI Conference on Human factors in computing systems. ACM, 234-241.

Orbotix (2017). "Sphero" http://www.sphero.com/ Abril 2017.

Roschelle, J. M., Pea, R. D., Hoadley, C. M., Gordin, D. N. e Means, B. M. (2000) "Changing How and What Children Learn in School with Computer-Based Technologies". The Future of Children 10, no. 2 (2000): 76-101.

Russell, J. A. e Mehrabian, A. (1977) "Evidence for a three-factor theory of emotions". Journal of research in Personality, 11(3), 273-294.

Sabourin, J., Kosturko, L. e McQuiggan, S. (2016) "CodeSnaps: Block-Based Robotic Programming for the Low-Budget Classroom". In Proceedings of the 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education (SIGCSE '16). ACM, New York, NY, USA, 242-242.

Sánchez, I., Cortés, M., Riekki, J. e Oja. M. (2011) "NFC-based interactive learning environments for children". In Proceedings of the 10th International Conference on Interaction Design and Children (IDC '11). ACM, New York, NY, USA, 205-208.

Santos, A., Guimarães, V., Matos, N., Cevada, J., Ferreira, C. e Sousa, I. (2015) "Multi-sensor exercise-based interactive games for fall prevention and rehabilitation". In Proceedings of the 9th International Conference on Pervasive Computing Technologies for Healthcare (PervasiveHealth '15). Brussels, Belgium, 65-71.

Shaer, O. e Hornecker, E. (2010) "Tangible user interfaces: past, present, and future directions". Foundations and Trends in Human-Computer Interaction, v. 3, n. 12, p. 1-137.

Sharples, M. e Roschelle, J. (2010) "Guest editorial: Special section on mobile and ubiquitous technologies for learning". IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 3, n. 1, p. 4-6.

Sylla, C., Branco, P., Coutinho, C. e Coquet, E. (2012) "TUIs vs. GUIs: comparing the learning potential with preschoolers". Personal and Ubiquitous Computing, Springer, 421-432.

Trower, J. e Gray, J. (2015) "Blockly Language Creation and Applications: Visual Programming for Media Computation and Bluetooth Robotics Control". In Proceedings of the 46th ACM Technical Symposium on Computer Science Education (SIGCSE '15). ACM, New York, NY, USA, 5-5.

Ullmer, B. e Ishii, H. (2000) "Emerging frameworks for tangible user interfaces". IBM Syst. J. 39, 3-4 (July 2000), 915-931.

Xu, D. (2005) "Tangible user interface for children — an overview". In Sixth Conference in the Department of Computing University of Central Lancashire, Preston, UK.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
PANAGGIO, Bruna; BARANAUSKAS, Maria Cecília. Explorando as possibilidades do Sphero em um ambiente educacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 245-254. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.245.