Matemática Financeira e Robótica Educacional: Robôparque de aprendizagem divertida

  • Brenda Machado Universidade Federal de Goiás
  • Beatriz Ribeiro Universidade Federal de Goiás
  • Gessiene Santos Universidade Federal de Goiás
  • Crhistiane Souza Universidade Federal de Goiás
  • Fernando C. Barbosa Universidade Federal de Goiás

Resumo


Este artigo visa apresentar as experiências vividas e desencadeadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, subprojeto de Matemática. Utilizamos a pesquisa qualitativa sobre Robótica Educacional, com enfoque em estudo de caso, visando a contribuição desta para a aprendizagem matemática dos alunos. Aqui apresentamos uma das atividades desenvolvidas pelo subprojeto, cuja proposta foi a construção de um parque de diversões utilizando robôs idealizados pelos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola parceira do PIBID, onde contextualizamos a matemática financeira básica desde a estrutura do parque até o seu funcionamento.

Referências

ABREU, J.; BASTOS, B. Robótica Pedagógica e Currículo do Ensino Fundamental: Atuação em uma Escola Municipal do Projeto UCA. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 23, Número 3, 2015.

BARBOSA, F. C. Rede de aprendizagem em robótica : uma perspectiva educativa de trabalho com jovens. UFU, Uberlândia, MG, 2016.

BARBOSA, F. C.; SOUZA JUNIOR, A. J. Robótica Educacional No Ensino Fundamental Público: Uma Arte De Fazer. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba – PR, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

JESUS, A. G. de. A motivação para aprender matemática no 9º ano do ensino fundamental: um estudo do potencial dos materiais manipulativos e da construção de objetos na aprendizagem de área de polígonos e volume de prismas. 2011. 314p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.

LOPES, C. C.; DUARTE, M. S. S. G.; SOUSA, E. A. D.; SOUZA, R. P.; PEREIRA, I. B. O Ensino de Algoritmos e Lógica de Programação como uma Ferramenta Pedagógica para Auxiliar a Aprendizagem de Matemática: Um Relato de Experiência. V Congresso Brasileiro de Informática na Educação CBIE, 2016.

MAIESKI, S.; OLIVEIRA, K. L.; BZUNECK, J. A. Motivação para aprender: o autorrelato de professores brasileiros e chilenos. Psico-USF, Abr 2013, vol.18, no.1, p.53-64. ISSN 1413-8271.

MIRANDA, L. C.; SAMPAIO, F. F.; BORGES, J. A. S. RoboFácil: Especificação e Implementação de um Kit de Robótica para a Realidade Educacional Brasileira. Publicado na Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 18, Número 3, 2010.

MORAES, M. C. Robótica Educacional: Socializando e Produzindo Conhecimentos Matemáticos. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008. 2014 p. (Ed. rev.). Tradução Sandra Costa.

PAPERT, S. A Família em Rede: Ultrapassando a barreira digital entre gerações. Tradução de Fernando José Silva Nunes e Fernando Augusto Bensabat Lacerda e Melo. Lisboa: Relógio D'água Editores, 1996.

REY, F. G. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construção da informação. Tradução de Marcel Aristides Ferrada Silva. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

ZILLI, S. R. A Robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. 89 f. 2004. Dissertação (Mestrado) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Publicado
27/10/2017
MACHADO, Brenda; RIBEIRO, Beatriz; SANTOS, Gessiene; SOUZA, Crhistiane; BARBOSA, Fernando C.. Matemática Financeira e Robótica Educacional: Robôparque de aprendizagem divertida. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 265-274. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.265.