DoctorBio: Um Estudo de Caso sobre a Utilização de Recursos de Realidade Aumentada no Ensino de Ciências Biológicas

  • Leandro Araujo Faculdade Anhanguera
  • Marcelo Machado Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul)
  • Ana Priscila Vasconcellos Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Tatiana Aires Tavares Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Resumo


As tecnologias digitais fazem parte do mundo moderno gerando um maior número de usuários. No campo da Educação, essas tecnologias também estão ocorrendo em processos pedagógicos. O presente trabalho apresenta uma implementação de soluções baseadas em tecnologias digitais aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem por meio de uma aplicação para smartphones. Assim, apresentamos DoctorBio projeto, uma maneira de fazer diferente o uso de smartphones dentro de salas de aula como um dispositivo útil para o ensino de Ciências Biológicas. DoctorBio usa Aurasma, uma plataforma para realidade aumentada que torna possível fazer livros didáticos ganharem vida. Usando a realidade aumentada, o sistema DoctorBio faz com que os dispositivos móveis sejam um objeto de aprendizagem ajudando estudantes e professores a interagir com o conteúdo de biologia de uma forma atraente e divertida.

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Publicado
27/10/2017
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ARAUJO, Leandro; MACHADO, Marcelo; VASCONCELLOS, Ana Priscila; TAVARES, Tatiana Aires. DoctorBio: Um Estudo de Caso sobre a Utilização de Recursos de Realidade Aumentada no Ensino de Ciências Biológicas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 294-302. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.294.