A experiência de implantação de uma disciplina maker em uma escola de educação básica
Resumo
O artigo relata a implantação de uma disciplina Maker em um Colégio de Aplicação vinculado a uma Universidade brasileira. A proposta de atividades Maker (mão na massa) tem atraído atenção de educadores por proporcionar um ambiente onde é possível entrelaçar a aprendizagem de conceitos com práticas que estimulam o protagonismo dos estudantes. O artigo busca detalhar o ambiente escolar, a concepção da disciplina, a organização do espaço e o planejamento pedagógico de forma que possa contribuir para outras instituições que desejem adotar práticas Maker em seus currículos e possam ter uma referência em andamento considerando a realidade educacional, social e econômica do nosso país.Referências
Blikstein, P. (2013). Digital Fabrication and 'Making' in Education: The Democratization of Invention. In J. Walter-Herrmann & C. Büching (Eds.), FabLabs: Of Machines, Makers and Inventors. Bielefeld: Transcript Publishers.
Dougherty, Dale. (2012) The Maker Movement. Innovations: Technology, Governance,Globalization V.7, N.3,
Doorley, Scott et al. (2011). "Make space:" How to set the stage for creative collaboration. John Wiley & Sons..
Papert, S. (1980). Mindstorms : children, computers, and powerful ideas. New York: Basic Books.
Santana, André., Raabe, André., Santana, Luís F., Metzger, Júlia, Gomes, Eduardo B., Vieira, M. F. V. (2016) Atividades Maker no Processo de Criação de Projetos por Estudantes do Ensino Básico para uma Feira de Ciências. In: Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016). Uberlândia: SBC, 2016.
Santana, André. L. m. ; Raabe, A. ; Santana, L. F.; Ramos, G.; Vieira, M. V.; Santos, A. A. (2016) Lite Maker: Um Fab Lab móvel para aplicação de atividades mão na massa com estudantes do ensino básico. In: Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016). Uberlândia: SBC, 2016.
Publicado
27/10/2017
Como Citar
GOMES, Eduardo Borges; RAABE, André Alice; SANTANA, André Luiz Maciel; SILVA, Raphael; METZGER, Julia Peron; VIEIRA, Marli Fátima Vick.
A experiência de implantação de uma disciplina maker em uma escola de educação básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2017
.
p. 303-312.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.303.