Conteúdos Curriculares em Jogos Digitais Educacionais: Desafios de um Processo Participativo

  • Dyego Morais Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Taciana Falcão Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Glaucileide Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Flávia Peres Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Resumo


Baseado em uma abordagem teórica sócio-interacionista, o projeto DEMULTS é organizado como uma comunidade de prática no contexto escolar, na qual educandos interagem com experts para desenvolver jogos digitais educacionais em um processo participativo. Nesse processo, os educandos aprendem sobre design, programação, e sobre os conteúdos das áreas de conhecimento abordadas em cada jogo. A apropriação destes conteúdos, no entanto, e sua integração à narrativa dos jogos, apresenta desafios relacionados à ludicidade do jogo, o tempo disponível para ideação, o engajamento dos experts e a autonomia dos estudantes para buscar construir esse conhecimento.

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Publicado
27/10/2017
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MORAIS, Dyego; FALCÃO, Taciana ; OLIVEIRA, Glaucileide; PERES, Flávia. Conteúdos Curriculares em Jogos Digitais Educacionais: Desafios de um Processo Participativo. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 343-352. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.343.