Estudo Comparativo de Abordagens Referentes ao Desenvolvimento do Pensamento Computacional

  • Daniel Cândido Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Gabriele Pessoa Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Bruna Vasconcelos Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Klebson Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Renato Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Maurício Taumaturgo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR)
  • Taciana Pontual Falcão Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Resumo


Este artigo tem por objetivo descrever um estudo comparativo entre duas abordagens para o desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica, analisando especificamente o conceito de funções na programação. O método adotado foi a aplicação do jogo digital Lightbot e de uma atividade de simulação corporal, em ordens diferentes, combinados a pré e pós-testes, visando investigar as diferenças de aprendizagem relacionadas à ordem de aplicação desses métodos de ensino. Os resultados variaram de acordo com as turmas, com uma melhora significativa no entendimento por parte dos educandos, apontando direções relevantes para educadores em busca de alternativas inovadoras para o ensino de programação.

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Publicado
27/10/2017
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CÂNDIDO, Daniel; PESSOA, Gabriele; VASCONCELOS, Bruna; SILVA, Klebson; OLIVEIRA, Renato; TAUMATURGO, Maurício; FALCÃO, Taciana Pontual. Estudo Comparativo de Abordagens Referentes ao Desenvolvimento do Pensamento Computacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 382-391. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.382.