Programação Criativa e Colaborativa no Ensino Médio: uma Experiência com Studio Sketchpad

  • Ana Luisa Solórzano Universidade Federal de Santa Maria
  • Pedro Matiuzzi Universidade Federal de Santa Maria
  • Andrea Charão Universidade Federal de Santa Maria

Resumo


O desenvolvimento de habilidades de programação na educação básica tem sido alvo de muitas iniciativas, geralmente amparadas em ferramentas computacionais consolidadas e especialmente concebidas para este público. Neste trabalho, explora-se um recurso pouco conhecido neste meio, denominado Studio Sketchpad, que utiliza a programação textual baseada na linguagem Javascript. Dentre suas principais características, estão a facilidade de expressar criações com apelo visual e a possibilidade de criar programas colaborativamente. O Studio Sketchpad foi utilizado em oficinas oferecidas a um grupo de alunos de ensino médio, revelando pontos fortes e limitações que podem contribuir à replicação da experiência em contextos semelhantes.

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Publicado
27/10/2017
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SOLÓRZANO, Ana Luisa; MATIUZZI, Pedro; CHARÃO, Andrea. Programação Criativa e Colaborativa no Ensino Médio: uma Experiência com Studio Sketchpad. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 412-421. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.412.