Tetris: a geometria em jogo

  • Isabela Oliveira Soares Licencianda em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará
  • Juscileide Braga Castro Docente da Universidade Federal do Ceará

Resumo


Este trabalho tem como objetivos apresentar uma experiência com o uso do jogo Tetris para o ensino de geometria nos anos iniciais; e analisar suas potencialidades e contribuições. Para isso, realizou-se uma investigação em dois momentos: (1) estudo de recursos digitais que pudessem ser utilizados para trabalhar conteúdos de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental e (2) oficina com 20 estudantes do 7° semestre do curso de Pedagogia em que foi possível analisar, por meio de atividade prática, as contribuições e limitações do jogo escolhido. Os resultados indicam que o Tetris pode contribuir no ensino de geometria, tendo a oficina ajudado a incorporar à prática docente destes futuros professores o uso de tecnologia, de modo a perceber o jogo como ferramenta útil à sua profissão.

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Publicado
27/10/2017
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SOARES, Isabela Oliveira; CASTRO, Juscileide Braga. Tetris: a geometria em jogo. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 480-489. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.480.